Xico pediu ajuda ao Laboratório da Paisagem para se tornar sustentável
Preocupação ambiental do emblema vimaranense levou-o a elaborar um plano de sustentabilidade, com a colaboração do Laboratório da Paisagem de Guimarães.

O Xico Andebol associou-se ao Laboratório da Paisagem de Guimarães para dar o seu contributo ambiental, tornando-se um clube sustentável, de acordo com a agenda 2030 das Nações Unidas.
Assim, o clube articulou-se então com o Laboratório da Paisagem, que prestou apoio técnico para a elaboração, implementação e monitorização de um plano de sustentabilidade que pressupõe a alteração de práticas em vários quadrantes.
No documento o Xico Andebol inclui medidas inerentes à redução do uso de água e de energia, assim como ao tratamento de resíduos, pretendendo incutir uma nova mentalidade no clube através de sinalética nas suas instalações e também através da comunicação.
Entre algumas medidas práticas a adotar, destacam-se algumas tais como a substituição de copos de plástico por copos de papel nas máquinas existentes no pavilhão, colocação de bebedouros no pavilhão para evitar o uso de garrafas plásticas e até a colocação de plantas no pavilhão para uma melhor filtração do ar.