Xico encara temporada 2021/22 com um só reforço numa espinha dorsal robusta
O pivô Diogo Silva, contratado ao ABC, é a única novidade num grupo praticamente igual ao da época passada, que espelha a aposta de “valorizar a formação”.

O plantel com que o Xico Andebol vai encarar o regresso à 1.ª Divisão Nacional, quatro anos depois, já está fechado. Os 20 elementos que se sagraram campeões da 2.ª Divisão na época transata continuam a equipar de azul e amarelo. O 21.º elemento do grupo treinado por Pedro Correia é Diogo Silva, pivô de 20 anos oriundo do ABC, que, na temporada passada, saltou entre as equipas A e B dos bracarenses.
Para o presidente do emblema vimaranense, estas escolhas refletem a aposta na formação preconizada pela direção que lidera. “O plantel está completo. Quase todos os atletas são de Guimarães e cerca de 90% foi formada no Xico Andebol. Não faz sentido tirar alguém do plantel. Além de terem sido formados por nós, foram campeões connosco. E o nosso projeto é um bocado diferente: é o de valorizar a formação”, diz Mauro Fernandes ao Tempo de Jogo.
Para o dirigente, a “melhor forma de valorizar a formação” é “manter os atletas”, assumindo “o prejuízo que isso venha a ter na 1.ª Divisão”. “Não os abandonamos por chegarem à 1.ª Divisão. Não deixamos cair miúdos que estão aqui há 10 ou 12 anos”, acrescenta.
O Xico Andebol apresenta o plantel na sexta-feira, 10 de setembro, num duelo frente ao Póvoa Andebol, a partir das 21h00, e inicia o campeonato a 18, um sábado, frente ao Sporting, no pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Plantel do Xico Andebol 2021/22
Guarda-Redes: Fábio Macedo, Raúl Nunes e Pedro Carvalho;
Centrais: Cláudio Mota, João Leite, Ricardo Magalhães e José Araújo;
Pontas: Francisco Ribeiro, Raúl Roque, Eduardo Leite, António Salgado e Alexandre Roque;
Laterais: José Santos, José Silva, Paulo Abreu, José Pinto e Diogo Teixeira;
Pivôs: Tomás Pereira, Nuno Pinheiro, Diogo Silva (ex-ABC) e Diogo Quintas.