Xico deixa escapar vitória sobre São Bernardo na luta pela subida
Vimaranenses tiveram quatro golos de vantagem nos cinco minutos finais, mas viram São Bernardo empatar jogo a 30, nos 10 segundos finais. Regresso à elite decide-se com Académico de Viseu, no domingo.

A vitória sobre o São Bernardo esteve nas mãos do Xico Andebol, mas acabou por se lhe escapar nos 10 segundos finais: o ponta direita aveirense coroou a forte reação nos últimos três minutos com o golo que selou o 30-30 final. No seu primeiro jogo da Fase Final da 2.ª Divisão Nacional, os escolares passaram a maioria do tempo na dianteira do marcador, mas permitiram sucessivas recuperações ao adversário, tal como aconteceu ao cair do pano.
Se tivesse segurado a vantagem no Pavilhão Municipal da Nazaré, a equipa treinada por Pedro Correia precisaria somente de um empate no domingo, frente ao Académico de Viseu, para carimbar o regresso ao escalão maior, seis anos depois da última presença entre a elite.
Assim, o São Bernardo continua liderar a poule, com cinco pontos, após o empate deste sábado e o triunfo sobre os viseenses na sexta-feira, por 26-22. O Xico Andebol soma dois e pode igualar os cinco dos aveirenses, precisando de vencer por mais de quatro golos de diferença para assegurar a subida ou por quatro, se marcar mais de 26. Caso fique em segundo lugar, o clube de Guimarães vai disputar um play-off de subida com a Sanjoanense, penúltima classificada da Liga.
Vencedora da fase regular da Zona Norte, a formação azul e amarela concluiu os primeiros dez minutos na frente, mas sentiu crescentes dificuldades ofensivas na fase intermédia da primeira parte, antes de reatar a produção ofensiva entre os 20 e os 30 minutos e de chegar ao intervalo a perder por 13-12.
O primeiro terço da segunda parte foi uma das melhores fases escolares, com a vantagem a crescer para os 19-15 num golo de chapéu, mas o São Bernardo não esmoreceu, igualando a partida a 20 golos ao fim de pouco mais de cinco minutos. O duelo manteve-se equilibrado até ao minuto 51, quando os homens de Guimarães se voltaram a lançar no marcador, alterando-o de 25-25 para 29-25.
Mas este ascendente não foi o knockout do São Bernardo: os aveirenses reuniram as últimas forças, correram atrás do resultado e foram felizes nos últimos segundos, deixando o Xico a precisar de um triunfo folgado sobre o Académico para festejar no domingo.
José Diogo Silva e Francisco Ribeiro, cada um com quatro golos, foram os melhores marcadores do Xico Andebol.
* Atualização às 19h31: informação adicional sobre o resultado necessário à subida de divisão.