Xico chega aos 79 anos com a ambição de ser "autossustentável"
O presidente Mauro Fernandes salientou ainda o programa de sustentabilidade do clube. Campeões da 2.ª Divisão e Francisco Milheiro foram homenageados em cerimónia com presença do executivo municipal.

O Xico Andebol comemorou o 79.º aniversário nesta quarta-feira e, na cerimónia que assinalou a efeméride, o seu presidente, Mauro Fernandes, agradeceu a todos os que se dedicaram ao clube, tendo sublinhado as intenções de executar um programa de sustentabilidade ambiental e de tornar o emblema escolar sustentável financeiramente.
"Queremos criar condições para que o clube seja autossustentável, capaz de conjugar a formação de centenas de atletas com a necessária componente competitiva, sem dependência alguma", disse, na cerimónia realizada no final da tarde de quarta-feira.
Já o presidente da Câmara, Domingos Bragança, prometeu continuar o apoio ao emblema que congrega cerca de 300 atletas, masculinos e femininos, tendo considerado o Xico Andebol um exemplo "na igualdade de género" e nas "políticas ambientais e sociais".
O vereador municipal para o Desporto, Nelson Felgueiras, disse, por seu turno, que o Xico é um dos clubes desportivos que "leva o nome de Guimarães bem longe".
O clube aproveitou o 79.º aniversário para homenagear a equipa que se sagrou campeã nacional da 2.ª Divisão na época 2020/21 e o piloto Francisco Milheiro, que, com as cores do clube, venceu pelo segundo ano consecutivo a Taça de Portugal 1300, na categoria de montanha.