skipToMain

Xico Andebol sem mãos para o Sporting na tarde de boas-vindas

Formação de Guimarães ainda tentou uma réplica nos primeiros minutos, mas a tarde de regresso à elite nacional acabou com uma derrota pesada em Alvalade, por 45-26.

18 setembro 2021 > 19:55

Três anos depois da última presença na divisão maior, o Xico Andebol voltou a competir entre os maiores nesta tarde de sábado e sentiu na pele o impacto disso. Na primeira jornada do Campeonato Placard, os vimaranenses perderam por 45-26 em Lisboa, frente ao Sporting, o vice-campeão nacional da época passada, que participa em 2021/22 na Liga Europeia, a segunda competição mais importante da Federação Europeia de Andebol.

Constituído quase na totalidade por jogadores de formação, o Xico até teve a honra de marcar primeiro: o pivô Diogo Quintas fez o primeiro golo escolar no campeonato aos 52 segundos de jogo e José Pinto, da linha de 7 metros, fez o 2-0, aos 02.32 minutos. Mas o trabalho de Natán Suárez e de Jonas Tidemand na criação ofensiva leonina não tardou a abrir brechas na defesa vimaranense: em minuto e meio, os anfitriões viraram o resultado a seu favor (3-2) e nunca mais largaram a vantagem.

O fosso entre as equipas avolumou-se até aos 10 minutos, quando Francisco Tavares, melhor marcador do encontro com 10 golos, fixou o 9-4 e motivou Pedro Correia a pedir desconto de tempo. O Xico retificou alguns erros e reduziu a desvantagem para três golos (12-9), a meio da primeira parte, mas o Sporting voltou a disparar a partir do minuto 15, com uma dinâmica ofensiva que nunca mais teve resposta.

Os leões chegaram ao intervalo a vencer por 25-13 e praticamente ditaram a toada da segunda parte nos primeiros seis minutos, quando o Xico ficou em branco e viu o resultado avolumar-se para 30-13. Com o desenlace do encontro praticamente selado, as duas equipas proporcionaram um jogo aberto nos 20 minutos, com golos de várias formas e feitios entre a rotação de jogadores.

José Pinto foi o melhor marcador vimaranense, com nove golos. O lateral-direito foi um dos elementos titulares no conjunto vestido de azul e amarelo, a par do guarda-redes Pedro Carvalho, do ponta-direita Eduardo Leite, do central Cláudio Mota, do lateral-esquerdo Paulo Abreu, do ponta-esquerda Francisco Ribeiro e do pivô Diogo Quintas.

Na segunda jornada, marcada para o próximo fim de semana, o Xico Andebol recebe a Sanjoanense.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast