Xico Andebol certificado pela federação como entidade formadora
O clube vimaranense obteve uma avaliação entre 85% a 100% no género masculino, que lhe vale o Nível 3, e uma avaliação entre 50 e 85% no feminino, que lhe vale o Nível 2.

O CD Xico Andebol é oficialmente uma entidade formadora certificada pela Federação de Andebol de Portugal, em ambos os géneros, informou o clube vimaranense em nota enviada ao Jornal de Guimarães.
O emblema escolar garantiu a certificação como Entidade Formadora de Nível 3, que corresponde a uma avaliação entre 85 a 100% para a época 2021/22, para o género masculino, e como Entidade Formadora de Nível 2 para as equipas femininas, fruto de uma classificação entre 50 a 85%.
Segundo os documentos da FAP, a atribuição de certificações obedece ao cumprimento de nove critérios: “planeamento estratégico e orçamental” (oito pontos), estrutura organizacional (oito pontos), recrutamento (12 pontos), formação desportiva (18 pontos), acompanhamento médico-desportivo (oito pontos), acompanhamento escolar, pessoal e social (12 pontos), recursos humanos (16 pontos), instalações e equipamentos (10 pontos) e produtividade (oito pontos).
Para um clube garantir o Nível 2 de certificação, precisa de “ter uma equipa sénior inscrita”, com um mínimo de 16 jogadores, e, pelo menos, “três equipas de escalões de formação consecutivos inscritas”, com um mínimo de 14 atletas em cada. O Nível 3 exige a um clube “todas as equipas de escalões de formação (de manitas a sub-18 masculinos / sub-17 Femininos), com um mínimo de 14 jogadores por equipa e por escalão”.
As entidades com Nível 3 asseguram “inscrições gratuitas em todos os escalões de formação até juvenis”, pagando apenas seguro, bem como “inscrições gratuitas dos restantes agentes desportivos - treinadores, dirigentes, médicos e fisioterapeutas - em cursos e ações da FAP. No Nível 2, há um desconto de 50% nesses dois casos.