skipToMain

WikiVitória a ser gerada para “colmatar falta de literacia” sobre o clube

Através da enciclopédia online, que promete ser construída de "forma colaborativa", a Associação Vitória Sempre quer promover "a cultura e o conhecimento" sobre o emblema que assinala os 100 anos.

25 maio 2022 > 09:30

A ideia nasceu no fórum da Associação Vitória Sempre (AVS), através do forista WhiteShadow – Pedro Ribeiro –, foi abraçada pela associação e está a ser gerada. A WikiVitória será uma realidade em breve para enriquecer o património digital do Vitória SC. “Em ano de centenário sentimos que há uma falta de cultura e de conhecimento do que é o Vitória, de quem é o Vitória, de quem fez história pelo Vitória; em termos literários há pouca informação”, diz Paulo Roberto, membro dos órgãos sociais e um dos sócios fundadores da AVS.

“A WikiVitória é uma forma de tentar colmatar essa necessidade que falta na história do clube”. Este é o ponto de partida para se criar uma plataforma online, a funcionar de forma “colaborativa”, em que cada um pode dar o seu contributo para enriquecer a WikiVitória, uma enciclopédia dinâmica que pretende retratar a história do clube e os seus protagonistas.

“Resolvemos que esta seria a nossa iniciativa principal para assinalar o centenário do clube, o lançamento de uma enciclopédia digital do Vitória onde constem todos os factos, ou pelo menos os possíveis, para retratar o mais fielmente possível a história do Vitória, dando ênfase aos seus protagonistas e às suas conquistas, para que, no futuro, quem quiser saber o que é o Vitória tenha essa informação disponível, como nós não temos neste momento”, aponta Paulo Roberto.

O projeto está ainda numa fase embrionária; em wikivitoria.pt já se vislumbra a porta de entrada daquele que será o universo vitoriano online. Ainda de forma invisível, a AVS está a trabalhar no background para que, em breve, seja possível apresentar uma versão beta do projeto, abrindo-o então à participação da comunidade, como explica o responsável pela iniciativa. “Neste momento, numa primeira fase, estamos a trabalhar o background, a estruturar a WikiVitória e a estabelecer algumas regras de funcionamento. Estamos, no fundo, a trabalhar a parte mais técnica”, frisa.

A ideia passa por agilizar o mecanismo colaborativo de forma a que qualquer pessoa possa dar diretamente o seu contributo, ainda que com uma triagem.

 

Vitorianos prontos a ajudar: “Ideia foi bem acolhida”

Apesar de estar ainda a desenvolver de forma estrutural o projeto, a AVS está também a trabalhar nos conteúdos. “Em termos gerais a ideia foi bem acolhida” e algumas pessoas já demonstraram interesse em participar na criação da enciclopédia digital do Vitória.

“Recebemos alguns contactos de pessoas que querem colaborar e também fizemos alguns contactos por iniciativa própria junto de pessoas que entendemos que podem acrescentar valor ao projeto”, esclarece o responsável. “Este é um projeto colaborativo; ou seja, não é um projeto fechado, não somos os donos da história, isto é para as pessoas que têm conhecimento sobre a história do Vitória acrescentarem conteúdo”, diz.

Apesar de a AVS ainda não ter abordado formalmente esta iniciativa com o clube, nem com a Comissão do Centenário, as primeiras conversas mostram “recetividade total” ao projeto. “É expectável que nas próximas semanas possamos ter uma versão beta para que as pessoas possam ver o que é a WikiVitória”, remata Paulo Roberto, dizendo que a AVS “conta com todo o universo vitoriano” para auxiliar este projeto.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast