Voleibol masculino: Vitória SC derrotado em Lisboa
Comandados de João Paulo Pereira foram derrotados pelo Sporting CP (3-1), em Lisboa, e não conseguiram dar sequência ao bom resultado do último domingo. Conquistadores falharam assalto ao 3.º lugar.

A equipa de voleibol masculino do Vitória SC deslocou-se, esta tarde, até Lisboa para defrontar o Sporting CP, em mais uma jornada da 1ª Divisão Nacional. Separados por apenas um ponto na tabela classificativa, com vantagem para os leões, os conquistadores, em caso de triunfo, poderiam ultrapassar o Sporting CP e ascender provisoriamente à 3ª posição.
A jogar em casa, no Pavilhão João Rocha, eram muitas as razões a sustentar o favoritismo verde e branco nos confrontos com os conquistadores. Desde 2017/2018, época em que o Sporting CP voltou a competir com uma equipa de voleibol depois de 22 anos, leões e conquistadores encontraram-se em oito ocasiões e o resultado foi sempre o mesmo: 3-0 para o Sporting. O registo mudou hoje. O Vitória SC voltou a perder, mas desta vez por 3-1, só depois de vencer um histórico set.
Em Lisboa, o jogo da sétima jornada começou dividido. O Vitória foi a primeira equipa a chegar à liderança, mas por pouco tempo. Ainda na fase inicial, a equipa da casa recuperou da desvantagem e passou a liderar o marcador. No entanto, sem nunca alcançar uma vantagem superior a quatro pontos. O set inaugural fixou-se nos 25-22. No segundo set, o Vitória manteve-se firme na tentativa de não permitir que os anfitriões se afastassem. O objetivo foi cumprido, pelo menos numa primeira fase. Depois do empate a 10 pontos, os conquistadores acabaram por ver o adversário decolar e terminar com uma vantagem de oito pontos: 25-17.
No terceiro set, a história escreveu-se de forma diferente. Os leões não conseguiram resistir à pressão vitoriana e foram mesmo os conquistadores a liderar o marcador durante quase todo o parcial. Os vimaranenses chegaram, em duas ocasiões, a ter uma vantagem de cinco pontos, mas não a conseguiram amplificar nem manter. No final do set, terminado em 22-25, sobraram três pontos para os visitantes
No quarto parcial do encontro, o conjunto vitoriano não conseguiu dar o melhor seguimento à recuperação que tinha encetado. Os conquistadores viram o Sporting CP distanciar-se pela diferença de seis pontos ainda numa fase precoce do quarto set e, apesar da forma aguerrida com que disputaram cada ponto, perderam por 25-18 e já não foram a tempo de evitar a nona derrota consecutiva frente aos leões.
Na próxima jornada, dia 6 de novembro, o Vitória SC tem novo jogo fora de portas. Os pupilos de João Paulo Pereira deslocam-se a Matosinhos para defrontar o Leixões, em jogo da 8ª jornada do campeonato.