Voleibol: anunciada há uma semana, Série dos Últimos é agora certeza
Vitória perde com Benfica pela margem máxima e termina a 1.ª Fase do principal campeonato masculino na nona posição. Vai agora disputar a Série A2, que poda ainda dar acesso à Taça Federação.

A conclusão da fase inicial da 1.ª Divisão Nacional masculina de voleibol no grupo dos primeiros estava comprometida desde o passado fim de semana, com a derrota por 3-2 em casa da Académica de São Mamede. O Vitória acabou a 12.ª jornada no nono lugar da tabela, com 16 pontos, menos um do que o Castêlo da Maia, a oitava e última equipa do grupo dos primeiros.
Os comandados de João Santos precisavam de pelo menos vencer dois sets ao campeão nacional Benfica para chegarem ao oitavo lugar. E só o conseguiriam se os maiatos perdessem o jogo por 3-0 ou 3-1. Mas falharam o objetivo por larga margem. Os vitorianos perderam por 3-0 na receção ao segundo classificado e mantiveram o nono lugar com que partiram para a ronda decisiva.
A equipa vestida de branco praticamente não existiu no primeiro set, permitindo ataques rápidos e sucessivos contra-ataques aos encarnados. O fosso avolumou-se até aos 19-7, altura em que o Vitória estabilizou o seu jogo, embora sem efeitos práticos. O primeiro set terminou com um parcial de 25-13.
Os dois outros sets foram bem mais equilibrados, tendo faltado ao Vitória mais acerto nos ataques decisivos para pelo menos evitar a derrota pela margem máxima. No segundo parcial, a desvantagem vimaranense esteve quase sempre na casa dos dois a três pontos, antes de ser reduzida para um ponto já perto do fim (22-21). Na fase final, porém, as águias voaram mais alto sobre a rede, impondo-se por 22-25.
No terceiro set, o Vitória não começou tão bem, tendo estado a perder por 9-4, mas, com Leonam Pontes certeiro na posição de oposto, recuperou até chegar a uma igualdade de 18-18. O Benfica, porém, concluiu com segurança os lances de side out e beneficiou de dois remates vitorianos para fora para se distanciar de novo no marcador. O encontro acabou com um ponto na zona central, que selou o 25-20 no terceiro set.
Nono classificado na 1.ª fase, o Vitória vai disputar uma série a duas voltas com as equipas classificadas do 10 ao 14.º lugar. O último classificado da designada Série A2 desce à 2.ª Divisão, enquanto o quinto classificado disputa um play-off de manutenção no escalão principal. Os quatro primeiros apuram-se para os play-off da Taça Federação.