Vólei: Vitória está “mais forte” nos vários setores e pede apoio no domingo
Treinador do vice-líder da Liga LIDL prevê jogo “equilibrado” com a AJM/FC Porto, terceiro da tabela, mas “diferente” face ao do Porto Vólei. Hélder Andrade enaltece “soluções” ao dispor no plantel.

O 3-0 ao Porto Vólei, líder do principal campeonato feminino de voleibol, foi o mais recente capítulo do ciclo de seis triunfos seguidos do Vitória SC, o agora segundo classificado, com 27 pontos, os mesmos do terceiro classificado, a AJM/FC Porto. Vitorianas e portistas encontram-se no domingo, a partir das 15h00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, e o treinador Hélder Andrade espera mais um jogo “equilibrado”, embora “diferente” do anterior.
“A AJM/FC Porto tem um modelo de ataque um pouco diferente do do Porto Vólei. A nível de bloco e de defesa, vamos ter de fazer coisas diferentes. Tem uma receção diferente, e o nosso serviço terá de ser um pouco diferente”, reconheceu o timoneiro vitoriano ao Jornal de Guimarães.
O embate de domingo será o último em Guimarães para a primeira fase do campeonato, que reserva ainda uma visita ao Leixões, formação habituada ao topo da tabela, no sétimo lugar. O objetivo do plantel é terminar essa etapa “o mais próximo possível do topo da tabela”, confessa Hélder Andrade, que pede aos vitorianos apoio na busca desse objetivo. “Apelamos a todos os vitorianos que assistam ao jogo. Gostamos de contar com apoio”, acrescenta.
Após o par de derrotas nas cinco primeiro jornadas da Liga LIDL, frente a Clube Kairós (3-1) e Benfica (3-0), o Vitória embalou para uma série triunfal que se explica pela recuperação das atletas que estiveram indisponíveis, pelo trabalho “forte” no dia a dia e pelo aprofundar de “rotinas” que transitaram da época passada, lado a lado com metade do plantel.
“Tentamos criar rotinas e formas de entender o jogo e os treinos. Os primeiros jogos são sempre muito desafiantes para as equipas, mas estamos a evoluir de forma positiva. (…) Tentámos criar uma equipa mais forte nos vários setores do jogo. Ajuda manter atletas que transitam da época passada para esta. A nossa forma de trabalhar manteve-se”, realça.