Vitória termina época com derrota anunciada no segundo período
A equipa de Carlos Fechas esboçou reação tardia, mas parcial de 29-11 no segundo período selou o destino vitoriano na eliminatória com o Sporting e consequentemente na Liga Placard.

A participação do Vitória na edição 2020/21 da Liga Placard chegou ao fim neste sábado, com a eliminação nos quartos de final do play-off do título. Obrigada a vencer neste sábado para levar a ronda com o Sporting ao quinto e decisivo jogo, a equipa de Guimarães perdeu por 97-80, num embate marcado pelo desnível criado no segundo período.
Após um primeiro período com ligeira supremacia verde e branca, que se traduzia num resultado de 25-19, os vitorianos não tiveram resposta para a elevada produtividade ofensiva dos leões no segundo período, ficando a uma distância de 24 pontos do adversário ao intervalo (54-30). Esse quarto fez a diferença, já que, na segunda parte, a equipa vestida de branco conseguiu travar a escalada pontual contrária e até encurtar a desvantagem, embora sem colocar em risco o triunfo do Sporting.
Depois de um terceiro período que acabou com 75-50 no marcador, devido ao parcial de 21-20 favorável aos lisboetas, a equipa de Guimarães reagiu no derradeiro período, tomando melhores decisões ofensivas que lhe permitiram diminuir a margem para 13 pontos (93-80), antes de se estabelecer o resultado final.
Num jogo em que os homens treinados por Luís Magalhães se superiorizaram nos ressaltos (43 contra 34) e nos turnovers (fizeram 11 contra 20 dos vitorianos), André Bessa foi o elemento que mais se destacou nos conquistadores, com 22 pontos marcados. O jogador mais valioso da partida (MVP) foi o poste leonino John Fields, com 19 pontos e nove ressaltos.
Vencedor da fase regular, o Sporting impôs-se ao Vitória, oitavo da primeira fase, por 3-1 nos quartos de final da Liga Placard, após os triunfos caseiros por 94-58 e por 85-67 no fim de semana anterior, a derrota de quinta-feira por 84-71 e o triunfo deste sábado.