Vitória tardio perde em Ílhavo ao curvar para o momento decisivo
Frente ao adversário com o qual vai decidir a permanência, num play-off, a equipa de Miguel Miranda só contrariou o domínio do Illiabum no quarto período, já sem tempo para virar o resultado.

A reação surgiu, mas fora de horas: quase sempre em desvantagem, o Vitória SC contestou o domínio do Illiabum no quarto período, começou a mandar na sua área e também na contrária, mas numa magnitude insuficiente para inverter a desvantagem de 13 pontos com que partiu para o derradeiro período. A equipa de Guimarães perdeu por 78-71 no sexto e último jogo do Grupo C da 2.ª Fase (série dos últimos), que já nada decidia quanto ao posicionamento das equipas.
O embate serviu, no fundo, de antecâmara para o play-off que vai decidir quem permanece na Liga Betclic masculina e quem desce ao segundo escalão. Segundo classificado no Grupo C, o Vitória conta com o fator casa para a derradeira eliminatória da temporada.
O parcial de 5-0 logo a abrir revelou-se uma exceção na toada da primeira parte, dominada pelo Illiabum. A jogar em casa, o terceiro classificado do Grupo C respondeu de pronto com um parcial de 7-0; estava consumada uma vantagem de que não mais viria a abrir mão até ao intervalo.
Apesar de terem equilibrado o jogo por algum tempo, os comandados de Miguel Miranda viram o oponente afastar-se no marcador até a uma distância de 11 pontos no fim do período inaugural (29-18).
Cumprida a primeira interrupção do encontro, o Vitória SC travou o ascendente dos de Ílhavo no segundo quarto, mas sem engenho para se colar no marcador. A turma de Guimarães ainda encurtou a margem para dois pontos (29-27), mas viu esse esforço anulado aos poucos, até ao restabelecimento do fosso de 11 pontos em cima do intervalo (43-32), beneficiando do maior número de lances livres – concretizou 10 dos 13 que teve nos dois períodos, com os vitorianos a marcarem três em quatro.
Incapaz de qualquer aproximação no terceiro período, o Vitória teve ainda de lidar com uma desvantagem que se aproximou dos 20 pontos (60-41), antes de repor o fosso que vigorou na primeira parte e de esbater os dois dígitos na reação final. Nos 10 minutos finais, a equipa de Miguel Miranda esteve sempre a menos de 10 pontos do oponente, mas só ameaçou realmente o triunfo dos de Ílhavo quando um triplo fixou o 76-71 no marcador, com dois minutos por se jogarem. No fim, contudo, a ineficácia de ambas as partes deixou tudo como estava.
Num jogo em que o Illiabum foi ligeiramente superior nos ressaltos, o Vitória SC teve em Danjel Purifoy o elemento em maior destaque, com 14 pontos.