skipToMain

Vitória SC sofre golos há vinte jornadas: “O futebol é feito de rotinas”

Costeado, antigo jogador do Vitória SC, considera que o problema “é estrutural da equipa”. As “alterações em diversos jogos” não ajudam, mas o ex-defesa ainda acredita que é possível estabilizar.

09 março 2022 > 17:00

O golo sofrido pelo Vitória SC logo aos quatro minutos na receção ao Famalicão, a contar para a 25.ª jornada do campeonato, significou a vigésima jornada consecutiva do conjunto de Pepa a sofrer golos no campeonato.

Desde o dia 12 de setembro, há praticamente meio ano, que a baliza do Vitória SC não se mantém inviolável, sendo que de lá para cá os vimaranenses sofrearam 33 golos. Estas vinte jornadas a sofrer golos não têm paralelo no campeonato português desde 2015/2016, desde que Tondela e Setúbal, na cauda da tabela, tiveram igual registo negativo.

De resto, este é o pior registo do clube nos últimos setenta anos no campeonato português, sendo apenas a terceira vez que tal acontece ao Vitória SC. Repete-se a sequência da temporada 1950/51, apenas suplantada pelo que aconteceu três anos antes, na época 1947/48, em que o Vitória SC esteve 23 jornadas a sofrer golos.

“A equipa tem sido alterada em diversos jogos”

Costeado, antigo defesa do Vitória SC que representou o clube na década de oitenta, é da opinião que este é um “problema estrutural” e não apenas do setor mais recuado. “Quando uma equipa sofre golos o problema não está apenas na defesa, penos que é um problema estrutural da equipa porque normalmente uma equipa começa o processo defensivo no ataque”, refere ao Tempo de Jogo.

Nestas vinte jornadas Pepa utilizou treze quartetos defensivos diferentes e apenas conseguiu repetir o mesmo onze de um jogo para o outro três vezes. Este é um aspeto que, no entender do defesa que vestiu a camisola em 151 jogos, pode ter interferência no processo defensivo.

 

“É uma realidade que a equipa tem sido alterada em diversos jogos, dificilmente joga com o mesmo onze. Não sei o que se passa diariamente nos treinos, o treinador é que os orienta, mas o futebol é feito de rotinas de jogo, é feito das rotinas das defesas”, destaca João Costeado, que atualmente tem 63 anos.

“Ainda vão a tempo de corrigir”

Curiosamente, antes desta série de vinte jornadas sem sofrer golos o Vitória SC até tinha a defesa menos batida do campeonato. Nas cinco primeiro rondas a equipa de Pepa sofreu apenas um golo, na primeira jornada frente ao Portimonense, estando depois quatro jornadas com a baliza a zeros.

“Até é um contrassenso, no início da época o Vitória até era a defesa menos batida e depois começou a sofrer golos constantemente, sendo uma realidade que não está a defender no seu melhor. O treinador faz o seu trabalho, prepara a equipa e depois aos quatro minutos sofre um golo de bola parada, é complicado. É o que tem acontecido ao Vitória, várias vicissitudes”, diz Costeado.

O vimaranense crê que o Vitória SC “ainda vai a tempo de corrigir e acabar bem a época” no que ao processo defensivo diz respeito, ficando assim mais perto de atingir os objetivos. “Se a equipa não sofrer nenhum golo pelo menos não perde”, atira.

NÚMEROS

- Vitória SC sofre golos consecutivamente há 20 jornadas, desde a jornada 6 até à jornada 25. Último jogo do campeonato sem sofrer golos foi no dia 12 de setembro de 2021, frente ao Belenenses, um encontro em que o Vitória SC terminou reduzido a nove elementos.

- Nestas vinte jornadas Pepa utilizou 13 quartetos defensivos diferentes; apenas por 3 ocasiões manteve os quatro defesas duas jornadas consecutivas.

- Durante este período o treinador do Vitória SC utilizou de início 9 jogadores diferentes no setor mais recuado: Sacko, João Ferreira, Miguel Maga, Borevkovic, Jorge Fernandes, Mumin, André Amaro, Rafa Soares e Hélder Sá.

- Rafa Soares, utilizado em 25 jogos, é o defesa mais utilizado por Pepa em todo o campeonato, seguindo-se Borevkovic. A defesa mais utilizada por Pepa nestas vinte jornadas é: João Ferreira, Borevkovic, Mumin e Rafa Soares. Este quarteto foi utilizado quatro vezes.

- Entre a jornada 6 e a jornada 20 o Vitória SC sofreu 33 golos. Em cinco jogos o Vitória SC sofreu três golos.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast