Vitória SC - Santa Clara
O Vitória SC ganhou ao Santa Clara e pôs fim à série negativa. A primeira parte foi morna, mas a equipa de Moreno reagiu e conseguiu o que mais se esperava: três pontos e alento para o que aí vem.

Não houve a nota artística e nem sempre foi bonito, mas ficaram os pontos — e o ciclo negativo do Vitória chegou ao fim. Após três desaires seguidos, e no regresso ao Castelo, os conquistadores não se exibiram na melhor forma, mas garantiram o mais importante: o triunfo. Um golo de Anderson Oliveira na sequência de um canto garantiu a melhor ressaca possível da derrota ao cair do pano em Braga.
Mas que dizer dos primeiros 20 minutos do Vitória SC – Santa Clara? Pouco. Muito pouco. Foi presciso esperar pelo minuto 21’ para ver um esboço de remate. Foi Nélson da Luz a tentar a sorte de meia distância – a grande área parecia mesmo terreno minado durante os primeiros 45 minutos.
Para suspender a monotonia, o Vitória tentou surpreender de lançamento de linha lateral. Aos 35’, Zé Carlos – que juntamente com o jovem central Tounkara foi uma das novidades no onze de Moreno – arremessa a bola para a área e Anderson penteia. Por pouco não surpreendia Marco, que desviou para canto. Antes deste lance, o Vitória ainda viu um golo anulado por fora de jogo.
Do lado vitoriano a irreverência de Nélson da Luz fazia mossa, mas pareciam faltar sempre peças no puzzle ofensivo dos conquistadores. Moreno procurava respostas diferentes e lançava Mikey Johnston para a estreia do escocês com a camisola branca e dourada.
A história do primeiro tempo não se repetiu. É que três minutos volvidos do regresso dos balneários, Tiago Silva bateu um canto e encontrou Anderson Silva no coração da área. O avançado brasileiro cabeceou para o terceiro golo do ex-Beijing Guoan pelo Vitória SC.
Que bonito é 𝘧𝘦𝘴𝘵𝘦𝘫𝘢𝘳 𝘯𝘰 𝘤𝘢𝘴𝘵𝘦𝘭𝘰!
— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) September 9, 2022
Vê o golo de 𝐀𝐧𝐝𝐞𝐫𝐬𝐨𝐧 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐚 🎥#LIGA | 1-0 | #VSCCDSC pic.twitter.com/NPJSJtfJ7Q
A confiança subiu. Johnston mostrava serviço e procurava sempre a bola e entendimentos. O extremo emprestado pelo Celtic de Glasgow tentou mesmo a sorte com um remate em jeito, mas viu a bola passar a rasar o poste esquerdo. Tudo esfriou pouco depois: canto contra o Vitória SC, rebuliço na área e golo para o Santa Clara. Mas havia fora-de-jogo – e uma mão. Tudo seguia 1-0.
Os 12 132 que compunham o Estádio D. Afonso Henriques viram ainda aproximações com algum perigo por parte dos forasteiros, com os principais lances a surgirem bem perto do fim. Com a equipa de Moreno recuada e a defender o resultado, os açorianos criaram perigo aos 90': bola metida na área e Boateng aparece solto para testar os reflexos de Varela. O guardião disse presente.
O Vitória SC soma nove pontos ao fim de seis jornadas e sobe provisoriamente ao 5.º lugar. Na próxima jornada visita o terreno do Arouca.