skipToMain

Vitória SC: Nuno Barbosa assume equipa B para “desenvolver jogadores”

Técnico de 42 anos sucede a Moreno. Apesar de estar há várias semanas a trabalhar, apenas agora foi oficializado.

18 agosto 2022 > 17:50

O Vitória SC oficializou a equipa técnica que vai orientar a equipa B na temporada que arranca oficialmente no próximo domingo, com a receção ao Canelas. Apesar de já estar a trabalhar há várias semanas, Nuno Barbosa foi oficializado como técnico.

Moreno era o técnico escalonado para orientar os “bês” vitorianos, sendo que após o salto para a equipa principal, foi Nuno Barbosa o escolhido para o cargo, fazendo-se acompanhar dos adjuntos Rui Leite Castro, Quim Berto, Paulo Cardoso, Nuno Madureira e João Pereira.

“Aos 42 anos, Nuno Barbosa conta com um currículo vasto em escalões de formação ao longo de oito temporadas, tendo assumido o comando principal do Mirandela em 2015/16 e do Pedras Salgadas em 2016/17. Na época 2017/18 assume o comando dos juniores do GD Chaves, seguindo-se o FC Rieti, de Itália, o FK Senica e Spartak Trnava, ambos da Eslováquia, todos eles como treinador-adjunto. Em 2020/21 regressou a Portugal, para comandar o Vila Real do Campeonato de Portugal, tendo na época passada integrado a equipa técnica do Estrela da Amadora, enquanto treinador-adjunto”, aponta o Vitória SC.

“Temos qualidade mas não basta isso, temos muito trabalho pela frente”

O treinador de 42 anos classifica o início da aventura vitoriana como um “sonho”. “Quando entramos no futebol, e começamos a trabalhar no futebol, há equipas que nos tocam, e o Vitória é uma delas”, frisoa, confessando o “orgulho” por poder mostrar a sua “paixão” pelo jogo num emblema que tem adeptos de “referência”.

Nuno Barbosa enaltece ainda a “estrutura formidável” que encontrou em Guimarães, já com o plantel a trabalhar – “a máquina a rolar” -, mas avisa que há “muito trabalho pela frente” de modo que todo o potencial dos jogadores às suas ordens possa florescer. “Temos qualidade, mas não basta isso. Temos muito trabalho pela frente. Se olharmos para o grande número de jogadores que estão na equipa B e que passaram nos sub-19 no ano passado, é lógico que terão de se adaptar a uma nova realidade”, realçou, a propósito de um grupo que vai competir na Liga 3, bem “mais intensa” do que o principal campeonato júnior.

O pontapé de saída nessa prova está marcado para domingo, a partir das 17h00, com a receção ao Canelas para a Série Norte da primeira fase, e Nuno Barbosa fixa “o maior número de pontos possível, pensando semana a semana” como um dos dois objetivos para a temporada 2022/23. “Acredito numa definição de objetivos semanal, sempre com uma enorme responsabilidade, porque sabemos que representamos um clube como o Vitória, que tem pergaminhos”, realça.

O outro é “desenvolver jogadores ao máximo da sua capacidade” para colmatarem eventuais “lacunas que possam surgir ao longo do tempo”. “Esse é o processo Vitória. (…) Todos percebemos que aqui o importante é o Vitória. Temos todos de trabalhar em prol do clube. A nossa equipa pode prometer, acima de tudo, compromisso, entrega e alma, dentro de campo, associando isso à qualidade que tem”, perspetiva.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast