skipToMain

Vitória retoca guião do jogo um, vence e está a um triunfo da manutenção

Se no primeiro jogo, a equipa de Miguel Miranda ganhou vantagem no primeiro período, neste domingo adiantou-se ao Illiabum um pouco mais tarde, mas com o mesmo desfecho.

15 maio 2022 > 17:10

Segundo jogo, segundo triunfo confortável: o Vitória SC aproveitou na plenitude o fator casa do play-out da Liga Betclic masculina, já que parte para Ílhavo com uma vantagem de 2-0, a um êxito de segurar a manutenção e de suspirar de alívio, ao cabo de uma temporada em que vagueou pelo último lugar da fase regular.

Depois do 97-88 de sexta-feira, num embate em que o Illiabum encetou uma breve aproximação nos minutos finais, os comandados de Miguel Miranda venceram este domingo por 95-86, numa partida de contornos muito semelhantes à primeira.

A maior diferença esteve até no período inaugural, mais equilibrado do que o de sexta-feira. Embora quase sempre na frente do marcador, os homens com o escudo de D. Afonso Henriques chegaram à primeira interrupção empatados 19 pontos. Só no segundo período se começou a desenhar o fosso para o Illiabum, com a margem de seis pontos ao intervalo (46-40) a prenunciar um terceiro quarto de supremacia ainda mais vincada.

O Vitória SC estabeleceu uma diferença máxima de 14 pontos (56-42) e chegou à última interrupção a vencer por 76-63, antes de gerir a marcha do marcador nos 10 minutos finais, pautados pelo equilíbrio; os homens de Ílhavo bateram-se de igual para igual, mas sem ameaçarem a reviravolta.

Numa partida com eficácias de lançamento igualadas (44,3% para o Vitória e 44,4% para o Illiabum), a supremacia nos ressaltos (50 contra 32) deu aos vimaranenses mais tentativas para atirar ao cesto, cruciais para o desfecho do segundo encontro. Danjel Purifoy destacou-se novamente entre os anfitriões, com 27 pontos e sete ressaltos, contrapondo o registo do jogador mais valioso do encontro, Tahjan Teague, autor de 30 pontos e de 10 ressaltos.

O terceiro jogo do play-out realiza-se em Ílhavo, às 21h00 de 20 de maio, uma sexta-feira. Se o Vitória triunfar, carimba a manutenção. Se perder, há lugar para um quarto jogo, novamente em Ílhavo, no domingo.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast