Vitória na Taça Federação para “fazer aquilo que ainda ninguém fez”
Equipa de Pedro Dias disputa os quartos de final com o Benfica, formação que só conta triunfos na época em curso. Treinador pede às jogadoras para “condicionarem pontos fortes” das águias.

O triunfo caseiro sobre a Quinta dos Lombos, no último domingo, assegurou o oitavo lugar na fase regular da Liga Betclic feminina e respetivo play-off, mas não só. Foi também o passaporte para a competição que se disputa neste fim de semana, em Esgueira (Aveiro) e em Vagos: a Taça Federação, que reúne as oito primeiras equipas do campeonato.
Última classificada entre as presentes, a equipa de Guimarães terá pela frente o obstáculo teoricamente mais difícil de superar nos quartos de final: defronta o Benfica, conjunto 100% invicto na presente temporada, que já se impôs as vitorianas por três vezes, uma delas para a Supertaça, logo a abrir a temporada. As encarnadas de Lisboa são ainda detentoras de todos os títulos nacionais, pelo que o treinador preto e branco está alerta para as dificuldades. Ainda assim, vê a sua equipa, “toda disponível”, a “fazer aquilo que ainda ninguém fez ao Benfica”, segundo declarações prestadas à Federação Portuguesa de Basquetebol.
“Vamos ter pela frente uma equipa que esta época ainda não perdeu nenhum jogo nas diferentes competições”, frisou, mas em declarações aos canais do Vitória. “Temos vindo a trabalhar de forma a sermos mais consistentes tanto a nível defensivo, como ofensivo. Acreditamos que, se conseguirmos condicionar os pontos fortes do Benfica e potenciar o que de bom fazemos, iremos estar na discussão do jogo até ao fim. Aí, quem menos errar e mais vontade mostrar irá vencer”, salientou, na antevisão ao jogo marcado para as 19:45 desta sexta-feira, em Vagos.
O técnico vincou ainda que, em competições a eliminar, não há outro objetivo que não “vencer cada jogo”, para que a equipa chegue “o mais longe possível” e entre “na disputa” pela Taça “até ao fim”. Já Filipa Barros, basquetebolista de 18 anos que se tem afirmado num plantel “em bom momento de forma” realçou ser necessário “parar o contra-ataque” adversário.
A Taça Federação antecede o play-off, onde o adversário da primeira ronda será também o Benfica. Os outros encontros dos quartos de final, marcados para esta sexta-feira, são o Quinta dos Lombos – Esgueira, em Esgueira, às 19h45, o Vagos – CAB Madeira, em Vagos, às 22h00, e a União Sportiva – GDESSA, também às 22h00, em Esgueira.