skipToMain

Vitória entre os primeiros no capítulo inaugural da Liga LIDL

O Vitória SC segue para a segunda fase do campeonato como uma das melhores equipas nacionais. Hélder Andrade sabe que o período que se segue vai ser difícil, mas garante: “estamos preparados”.

10 dezembro 2021 > 16:00

A equipa feminina de voleibol do Vitória SC ficou entre as oito melhores formações da primeira fase do campeonato e vai disputar a Série A da 2.ª fase da Liga LIDL. O balanço, em relação à última época, é positivo: em 2020/21, a formação vitoriana disputou a Série dos Últimos para assegurar a manutenção. Em contraste, na presente temporada, as comandadas de Hélder Andrade partiram para a última jornada da fase inaugural do campeonato já com o apuramento garantido e cederam na casa do CD Aves, clube que vai disputar a Série A2. A derrota fora de portas por 3-2 surgiu depois de dois triunfos consecutivos. Ao fim dos 13 jogos disputados, as condessas terminaram a fase regular na sexta posição com 23 pontos, fruto do registo de sete vitórias e seis derrotas.

Segue-se a Série A. O Vitória vai encontrar, por ordem da tabela classificativa, as formações do AJM FC Porto – campeão em título –, Sporting CP, SL Benfica, Leixões SC, Clube K, Porto Vólei e GC Vilacondense. Nesta fase da prova voltam a encontrar-se todas as equipas classificadas para a respetiva série: jogam todos contra todos a duas mãos. O sorteio ditou que, na primeira jornada, agendada já para o próximo dia 12 de dezembro, o Vitória recebesse o GC Vilacondense.

Em declarações ao Tempo de Jogo, o timoneiro vitoriano faz um "balanço positivo" da primeira fase da Liga LIDL. Hélder Andrade, que chegou ao Vitória na presente temporada, realçou que o grupo de atletas que lidera é praticamente novo e, por isso, a equipa teve de passar por um "processo difícil" de adaptação às novas atletas, algumas das quais de diferentes nacionalidades. Todas as novidades requerem um período de adaptação e integração e foi isso que aconteceu. Ainda assim, o técnico de 32 anos sente que a sua equipa está a "melhorar cada vez mais" e mostrou-se satisfeito e orgulhoso por terem alcançado o "principal objetivo da primeira fase".

Atingida a primeira grande meta da época, a equipa de voleibol feminino do Vitória SC tem agora os olhos postos na Série A. Hélder Andrade relembra que o projeto do Vitória não é "esporádico" nem é para ser alcançado a "curto prazo". O treinador revelou que, juntamente com a direção do clube, o objetivo passa por "executar um projeto de médio/longo prazo que coloque o Vitória SC junto das melhores equipas". Contudo, o técnico garantiu ter em mãos uma equipa "ambiciosa" e que, apesar de "competir contra equipas com projetos há mais tempos consolidados na primeira divisão e algumas com projetos financeiramente mais estáveis", o objetivo passa por figurar entre os quatro primeiros classificados e, dessa forma, disputar o apuramento do campeão.

O primeiro adversário das vimaranenses é o GC Vilacondense, equipa que o Vitória SC já venceu esta época em Vila do Conde por 0-3. Hélder Andrade fez a antevisão do encontro com grau de "dificuldade elevado" que se joga este domingo, dia 12 de dezembro, no Pavilhão Unidade Vimaranense. O treinador vitoriano espera enfrentar uma "equipa aguerrida" e "bem organizada" numa fase em que "não vai haver jogos fáceis" mas enfatiza a confiança que sentem as suas jogadoras em superar com sucesso o primeiro duelo desta nova fase até porque "a equipa está motivada e preparada para este desafio".

Para além do confronto direto, há outro argumento que pode pesar muito a favor das condessas. É que a equipa de Hélder Andrade vai começar a Série A com dois jogos consecutivos dentro de portas – primeiro com o GC Vilacondense e depois com o Sporting CP – e vai terminar a fase também em casa, frente ao Porto Vólei. No que concerne aos jogos inaugurais, o treinador não tem dúvidas de que “jogar em casa, com os nossos adeptos” vai galvanizar a equipa e vai ser “um fator motivador” para começar a segunda fase da melhor forma possível até porque os vitorianos “já provaram em outros momentos que são o sétimo jogador dentro de campo”.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast