Vitória cumpriu calendário, mas também cumpriu em campo. No verão
Óscar, Lameiras, Janvier, Quaresma e Bruno Duarte marcaram os cinco últimos golos do Vitória versão 2021/2022. Conquistadores ganharam ao Gil Vicente por 5-0 em partida jogada à porta fechada.

O que começou lá atrás, em agosto do ano passado, terminou hoje. Época longa para os vitorianos, 21/22 termina sem possibilidade de despedida. Sem adeptos nas bancadas, o som do golo fartou-se de ecoar pelas redondezas. O golpe de cabeça de Estupiñán, a finalização seca de Lameiras, a meia distância de Janiver, o último golo de Quaresma de rei ao peito e o oportunismo de Bruno Duarte. Cinco tentos para derrotar um Gil Vicente que se deslocou ao Afonso Henriques certo que o histórico 5.º lugar já não fugia. O Vitória
Cabia a Vitória e Gil Vicente fechar a jornada e mais uma temporada. Com desfechos conhecidos – o Gil com o inédito 5.º lugar, o Vitória com o 6.º – e sem pressão para cumprir metas, houve ligeiro ascendente do Vitória SC nos primeiros cinco minutos. Os vitorianos materializaram a ameaça em golo à passagem dos 20’: cruzamento do jovem Miguel Maga, cabeceamento certeiro (mais um) de Estupiñán.
O avançado, que fez esta noite o último jogo com a camisola do Vitória SC, marcou o 15.º golo para o campeonato. E podia ter ampliado a contagem pouco tempo depois. Geny, titular face à ausência de Rochinha e Nélson da Luz, recebe um cruzamento dentro de área, ajeita para o colombiano, mas o goleador faz o mais difícil e remata por cima.
O Gil Vicente ainda iria colocar os vitorianos em sentido quando Samuel Lino aproveitou uma desatenção de Tiago Silva dentro da área vitoriana, rematou e só Rafa Soares, em cima da linha, impediu o golo gilista.
Não foi preciso mais de cinco minutos para o Vitória aproveitar a postura mais ofensiva dos barcelenses. Num contra-ataque conduzido por Geny Catamo, o moçambicano encontra Lameira solto pela esquerda e o avançado ex-Famalicão remata cruzado para o segundo – a bola ainda encontrou pelo caminho um defensor gilista que deixou Andrew batido.
Pepa lançou Sílvio, Quaresma, Bruno Duarte e Janvier. E o francês marcou mesmo. Fora de área, descaído sobre a direita, o médio remata rasteiro sem hipótese de defesa. O apito final não chegaria sem Quaresma encostar para fechar a contagem.
Os vitorianos fecham a época em 6.º lugar, com 48 pontos amealhados. São mais cinco do que os conseguidos na temporada 20/21.