skipToMain

“Vitória, cidade, cultura e desporto”: José de Guimarães traça 100 anos

Apresentada serigrafia do artista plástico vimaranense José de Guimarães para assinalar o centenário do Vitória SC. Uma obra que “prestigia” as celebrações dos 100 anos do clube.

15 fevereiro 2022 > 12:45

A Comissão do Centenário do Vitória SC apresentou esta terça-feira uma serigrafia de José de Guimarães, considerada por Miguel Pinto Lisboa uma obra “de referência que prestigia as comemorações dos 100 anos do clube”.

Na plataforma das Artes, que alberga o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, a serigrafia foi entregue pela Comissão do Centenário ao clube, sendo que o líder máximo da instituição agradeceu ao reconhecido artista plástico vimaranense o trabalho desenvolvido.

“Agradeço ao grande vitoriano José de Guimarães, que já tinha marcado os 75 anos do Vitória e não quis deixar de marcar de forma indelével o centenário”, frisou Miguel Pinto Lisboa numa cerimónia que contou com a presença de vários membros da Comissão do Centenário.

Um desses elementos foi Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que representou o município e destacou esta iniciativa “feliz”, na medida em que ilustra os valores do centenário: “fazer a relação entre o Vitória e a cidade, e entre cultura e desporto”.

Cordeiro da Silva, em representação da Comissão do Centenário, deu conta que o artista José de Guimarães respondeu positivamente ao desafio lançado pela comissão, para que pudesse criar “uma obra que fosse uma referência do centenário”.

Para além da serigrafia original, apresentada hoje, José de Guimarães autorizou que fossem reproduzidas de forma simbólica cem unidades que serão comercializadas. Face à situação pandémica, e por motivos de saúde, José de Guimarães não conseguiu marcar presença na cerimónia de apresentação do seu traço dos 100 anos do Vitória.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast