Vitória a um jogo do título
Num jogo equilibrado entre os dois candidatos ao título, e com o apoio dos adeptos na saída do autocarro, o Vitória venceu (8-11) e, a uma jornada do fim, só depende de si para se sagrar bicampeão.

Na tarde de hoje, sábado, a equipa de polo aquático do Vitória deslocou-se ao Porto para uma espécie de final antecipada do Campeonato de Portugal A1 frente ao Clube Fluvial Portuense. A formação de Vítor Macedo cumpriu os objetivos ao somar mais um triunfo, com uma diferença de três golos, e, assim, depender apenas de si para alcançar o título nacional.
A história do jogo pode começar a ser escrita ainda antes de as equipas entrarem na piscina. No momento da saída do autocarro vitoriano de Guimarães, duas dezenas de adeptos demonstraram o seu apoio à equipa e, dessa forma, reconheceram a importância desta partida. O apoio mereceu, nas entrevistas rápidas depois do jogo, um agradecimento especial por parte do treinador Vítor Macedo e do guarda-redes Carlos Gomes.
Com o Fluvial a um triunfo de ser campeão e o Vitória obrigado a vencer por uma diferença mínima de três golos, o jogo nem sempre foi bem disputado, mas mostrou-se equilibrado até ao último e derradeiro período. Depois de jogadas três (das quatro) partes do jogo, o marcador indicava um empate por 8-8, condizente com o que se passava dentro de água. O resultado servia à equipa da casa, mas era insuficiente para os forasteiros. Conscientes disso, os conquistadores entraram para o último período com a intenção de mandar no jogo. A necessitar de uma diferença positiva de três golos, para alcançar vantagem no confronto direto com o Fluvial, a equipa de Vítor Macedo marcou precisamente três golos sem resposta.
Com o objetivo cumprido por enquanto, as setas apontam já para a última jornada. No próximo fim-de-semana, o Vitória vai receber o Clube Aquático Pacense. Para revalidar o estatuto de campeão nacional, alcançado pela primeira vez em 2019 (o campeonato não foi concluído em 2020 em consequência da pandemia), os vitorianos só têm de vencer.