Vítor Macedo eleito melhor treinador de polo aquático em 2021/22
Distinção premeia época em que o Vitória SC se sagrou tricampeão nacional, se estreou na Liga dos Campeões e venceu a Supertaça. Rui Ramos, que se mudou para Barcelona, foi Jogador do Ano.

Timoneiro em dois dos três títulos conquistados pelo Vitória SC no principal campeonato masculino de polo aquático, Vítor Macedo foi eleito o Melhor Treinador do Ano pela Federação Portuguesa de Natação (FPN).
A distinção atribuída na Gala da Natação, decorrida em Vila Real, respeita à época 2021/22, na qual os vitorianos conquistaram ainda a Supertaça e se estrearam na Liga dos Campeões – disputaram a primeira fase de qualificação em Savona, Itália.
Já Rui Ramos, melhor marcador do campeonato anterior (131 golos), foi eleito Jogador do Ano. O goleador transferiu-se, nesta época, do Vitória para o CN Rubi, emblema catalão do principal campeonato espanhol.
O polo aquático vitoriano recebeu ainda duas menções honrosas para jogadores incluídos nos três melhores das respetivas categorias: Dumitru Sobetchi, como Jogador do Ano, e Carlos Gomes, como Guarda-Redes do Ano.
Na natação pura, João Costa ficou entre os três melhores para a categoria de Atleta do Ano, enquanto o irmão Rui Costa teve menção honrosa para Treinador do Ano.