Vitória desloca-se ao Caldas no arranque da 1.ª Divisão Nacional
Prova arranca no feriado de 05 de outubro, uma terça-feira. Equipa de João Paulo Pereira estreia-se em casa a 09 de outubro, diante do Esmoriz, e fecha primeira volta com o atual campeão, Benfica.

A elite do voleibol nacional masculino regressa à competição no início de outubro, e o Vitória já sabe qual o calendário da primeira volta. Os pupilos de João Paulo Pereira deslocam-se ao Caldas na primeira jornada da 1.ª Divisão Nacional, agendada para 05 de outubro, indica o calendário da primeira volta, sorteado nesta quinta-feira pela Federação Portuguesa de Voleibol.
Após a visita às Caldas da Rainha, os vitorianos regressam a Guimarães para a primeira ronda dupla da prova batizada, nesta época, como Liga Una Seguros: há jogo com o Esmoriz a 09 de outubro, um sábado, e com o Voleibol Clube de Viana, a 10, no domingo.
Só a partir de novembro os conquistadores defrontam as equipas teoricamente mais cotadas da prova: jogam em Lisboa, com o Sporting, no dia 01, para a sétima jornada, antes de visitarem o reduto do Sporting de Espinho, no dia 13, para a nona, e de receberem o vice-campeão Fonte do Bastardo, a 27 (11.ª jornada), e o campeão Benfica, a 04 de dezembro, na 13.ª e última ronda da primeira volta.
Na temporada anterior, o Vitória foi quarto classificado na Série dos Últimos, logo acima dos despromovidos Ala Nun’Álvares de Gondomar e Clube Nacional de Ginástica. Para 2021/22, a 21.ª época seguida no escalão principal, o clube já garantiu cinco reforços: Francisco Pombeiro, Miguel Cunha, Rui Moreira, João Oliveira e Guilherme Alves.