skipToMain

Uma estreia a cilindrar: Portugal impõe-se à República Checa no Multiusos

A seleção feminina goleou a congénere checa por 11-1 em Guimarães, no dia de abertura do mundial universitário de futsal. O mesmo palco acolhe de seguida o duelo masculino entre Portugal e Argentina.

18 julho 2022 > 17:00

O Multiusos de Guimarães apadrinhou a estreia da seleção feminina no mundial universitário de futsal 2022. E que estreia! Como reflexo do jogo de sentido único que se viu sobre a quadra, o conjunto às ordens do selecionador Ricardo Azevedo derrotou a República Checa por 11-1.

A seleção da Europa Central fez o primeiro remate perigoso do encontro, logo no primeiro minuto, mas nunca mais perturbou a supremacia lusa, materializada de forma decisiva entre o terceiro e o quarto minuto do embate. Entre os 17.50 e os 16.41 minutos para o intervalo, Portugal fez três golos, selando o destino do jogo na sua alvorada.

Depois de Angélica inaugurar o marcador com um remate bem colocado, o pouco público presente assistiu, segundos depois, ao lance da partida: Catarina Lopes vislumbrou o adiantamento da guarda-redes Alexandra Horackova e, ainda no seu meio-campo, desferiu um chapéu que só parou no fundo das redes. Um tiro rasteiro e cruzado de Carolina Rocha valeu o terceiro golo.

Com todos os momentos do jogo sob controlo, Portugal circulou a bola e acertou por duas vezes no poste, antes de duplicar a vantagem até ao intervalo: Angélica Alves bisou a seis minutos do intervalo e Catarina Lopes fez o mesmo a três minutos e meio da pausa, antes de Kika se estrear a marcar.

Ao longo da segunda parte, a rotação de jogadoras sucedeu-se de um lado e de outro, com Adriana Mendes a fazer o 7-0 numa fase madrugadora da segunda parte. Autora de um dos golos do primeiro tempo, Carolina Rocha aumentou a contagem com dois golos a meio da primeira. A República Checa ainda reduziu para 9-1, antes de Kika elevar o resultado para os dois dígitos e de Beatriz Santos fechar as contas, com um remate certeiro que tabelou em Zuzana Otrubova.

A goleada catapultou Portugal para a liderança do Grupo A, um dos três que compõem o mundial feminino. A seleção lusa reentra em ação às 15:30 de quarta-feira, para defrontar a outra equipa do grupo, o Líbano, no pavilhão do campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga. No dia anterior, República Checa e Líbano defrontam-se na cidade-berço.

O evento coorganizado por Guimarães e Braga, com selo da Universidade do Minho e da Associação Académica da Universidade do Minho prolonga-se até domingo, estando as finais agendadas para o Multiusos.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast