skipToMain

Tudo em aberto para o Vitória B: pé esquerdo de Maga derrota Canelas

O jogo deste domingo era visto como um exame decisivo e a equipa de Moreno superou-o com base na solidez defensiva e na entrega. Vitorianos igualados com quatro equipas na Liga 3.

20 fevereiro 2022 > 17:00

Emoção é algo que promete não faltar para as duas jornadas que restam da série A da Liga 3. A Oliveirense lidera a classificação com 34 pontos e logo atrás surgem cinco clubes com 33: Canelas, Sporting de Braga B, Vitória B, Lusitânia de Lourosa e Felgueiras. A formação treinada por Moreno só está nesse lote, porque correspondeu à importância do desafio desta tarde, perante o Canelas, tendo vencido por 1-0.

O lateral direito Maga pedira o apoio dos aficionados vitorianos – o “12.º jogador” – e foi a ele que lhe coube protagonizar as celebrações do único golo do desafio. Com um remate fora do alcance de Raphael Mello, o atleta de 22 anos decidiu o encontro frente aos gaienses e deixa a turma preta e branca a depender de si mesma para obter um dos quatro primeiros lugares e o consequente apuramento para a fase de acesso à Segunda Liga. Tudo se vai decidir na deslocação a Felgueiras e na receção ao Pevidém.

Em plena fase de decisões, Vitória B e Canelas apresentaram-se organizados, cautelosos, mais propensos à segurança defensiva do que à imaginação ofensiva. E o duelo prosseguiu amarrado ao longo da primeira parte, com mais bola no meio-campo ofensivo vitoriano durante os primeiros 20 minutos, antes da turma de Vila Nova de Gaia empurrar o jogo para terrenos mais afastados da sua área e chegar ao intervalo com um ascendente que lhe deu a oportunidade mais flagrante, ao primeiro minuto de compensação: Isaac apareceu solto em zona frontal, mas Celton Biai atirou-se para o relvado e negou-lhe o golo.

Condicionados nos derradeiros instantes do primeiro tempo pela pressão que o Canelas impunha a meio-campo, ditando perdas de bola na fase inicial de construção, os homens de Moreno corrigiram os erros após o reatamento, exibindo um crescente acerto no passe e na receção. Com essa face revigorada, o Vitória B acercou-se da área contrária e, apesar das dificuldades para encontrar brechas, chegou ao golo num lance em que a retaguarda forasteira se esqueceu de Maga: o lateral direito apareceu solto a passe de Luís Esteves, contornou um oponente e colocou a bola junto ao poste direito, para um golo muito festejado por jogadores e adeptos vitorianos na Pista Gémeos Castro.

Os homens vestidos de branco pareciam capazes de controlar a meia hora que restava, perante o andamento inferior do Canelas, mas a entrada de Onyeka para o ataque despertou os gaienses; aliás, só o corte decisivo de André Amaro impediu o golo do nigeriano aos 67 minutos, após erro de Celton Biai.

Os pupilos de Tiago Margarido pareceram ganhar novo fôlego e deixaram a retaguarda vitoriana em sobressalto em duas tentativas de João Magno e em novo lance entre Celton Biai e Onyeka. A entrada de Jason Bahamboula para o lugar de Herculano deu, porém, a velocidade que faltava ao Vitória B para contra-atacar e retirar ao oponente alguma confiança para o último assalto à baliza vimaranense.

Sujeito a uma aflição que manteve sob controlo, com Ibrahima Bamba a assumir-se o expoente máximo da segurança defensiva, a equipa de Moreno segurou a vantagem mínima até ao fim, garantiu os três pontos e deu um passo eventualmente decisivo rumo à fase de apuramento para a Segunda Liga.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast