skipToMain

Três minutos de pesadelo frustram réplica do Vitória ao Benfica

Depois de equilibrarem toda a primeira parte, comandados de Miguel Miranda sofreram 14 pontos a abrir o terceiro quarto e perderam a hipótese de discutir o jogo com o líder do campeonato.

25 novembro 2022 > 21:00

No Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense pairou a ideia de que o Vitória SC poderia discutir o resultado com o primeiro classificado da Liga Betclic, Benfica, mas o desígnio esfumou-se em num ápice, mal as equipas regressaram do balneário para a segunda parte.

Quando a buzina soou para o terceiro período, os homens de Guimarães perdiam por 44-42. Três minutos depois, perdiam por 58-42. Privado, nesse intervalo, das soluções ofensivas demonstradas nos primeiros dois quartos, o Vitória foi permeável na defesa, repetindo um problema de jogos anteriores, e pagou por isso. No fim, a equipa da casa perdeu por 106-79.

Trajada de preto e cinzento, a equipa vitoriana marcou os primeiros três pontos do desafio e alternou a liderança com os encarnados até bem perto do final do primeiro período, quando os comandados de Norberto Alves lograram um parcial de 6-0 para se destacarem na liderança (20-25, no arranque do segundo período). O Vitória igualou o jogo a abrir o segundo período e manteve-se lado a lado com o Benfica no marcador até ao intervalo.

O cenário só mudou com o parcial de 14-0 no arranque do terceiro quarto, que obrigou Miguel Miranda a pedir um desconto de tempo. A decisão pareceu acordar o cinco vitoriano, que aproveitou roubos de bola sucessivos para marcar oito pontos seguidos e fazer o 58-50, mas o Benfica respondeu na mesma moeda após o seu treinador parar o jogo.

Com o placard em 66-50, o Vitória ficou definitivamente arredado de lutar pelo triunfo; ainda desenhou alguns bons lances no ataque, mas era demasiado fácil para as águias irromperem pela área vitoriana até ao cesto ou marcarem no tiro exterior. Pelo meio, realce para o cesto de Zach Simmons a partir do seu meio-campo, nos derradeiros segundos do terceiro quarto.

Anthony Roberts foi de novo o melhor marcador no lado vimaranense, com 27 pontos, seguido de Simmons, com 18. No Benfica, Terrel Carter e Ivan Almeida, jogador que venceu a Taça de Portugal pelo Vitória em 2012/13, destacaram-se com 19 pontos cada.

Ao fim de 10 jogos, o Vitória é sexto da tabela. A 03 de dezembro, um sábado, encerra a primeira volta da primeira fase com a deslocação ao Imortal de Albufeira.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast