Três jogos, três vezes Vitória: agora o castigado foi o Illiabum
A equipa de Guimarães voltou a vencer na fase de manutenção da Liga Betclic masculina, num duelo que teve margem para gerir no último período e em que a eficácia de lançamento superou os 50%.

O sabor a vitória é o único que os comandados de Miguel Miranda conhecem no Grupo C da 2.ª Fase da Liga Betclic – a fase dos últimos do escalão maior. Após os êxitos sobre a Ovarense e sobre a Académica, o Vitória SC impôs-se, na quarta-feira, ao Illiabum, por 94-83.
Após um primeiro parcial equilibrado (22-20), os homens de Guimarães dispararam no marcador a começar e a terminar o segundo quarto, chegando ao intervalo com uma dúzia de pontos de avanço (49-37). O ascendente vitoriano prolongou-se por todo o terceiro período e a vantagem atingiu os 18 pontos (71-53), antes do ritmo decair nos 10 minutos finais, abrindo portas a uma reação dos de Ílhavo, sem influência no resultado final.
O Vitória distinguiu-se pela eficácia de lançamento superior a 50% (50,7%), assente num jogo interior que raramente o Illiabum defendeu – 61,7% de tentativas concretizadas. O capítulo do ressalto também fez a diferença: 49 contra 33, a favor dos vitorianos. Malcolm Drumwright e Carlos Cardoso concentraram as melhores pontuações individuais entre os de Guimarães: 22 e 20 pontos, respetivamente.
Com este resultado, o Vitória consolidou a segunda posição no Grupo C, com 34 pontos, a um da primeira, Ovarense (a pontuação da 2.ª Fase acumula com a da 1.ª). O Illiabum segue em terceiro, com 31. No sábado, em Ovar, a equipa de Miguel Miranda pode tentar o assalto ao primeiro lugar. O duelo está marcado para as 16h00.