Taça: Terceiro capítulo de uma história em que o Moreirense só sabe perder
Moreirense e Braga já se defrontaram duas vezes na Taça de Portugal. Nos outros dois jogos os cónegos acabaram derrotados. Procuram à terceira inverter a história.

Quando Moreirense e Braga medirem forças no jogo da 4.ª Eliminatória da presente edição da Taça de Portugal estarão a escrever o terceiro capítulo de uma história que teve o mesmo desfecho nos dois duelos anteriores já realizados entre os dois emblemas na Taça de Portugal: triunfo dos bracarenses.
Para reportar o primeiro jogo é necessário recuar até 22 de novembro de 1987 – 35 anos. O Moreirense, treinado por Nelo Barros, deslocou-se ao 1.ª de Maio para perder por três bolas a zero frente a um conjunto que jogava dois escalões acima. O Moreirense ficou no 8.º lugar da II Divisão B - Zona Norte no final dessa época, enquanto que os bracarenses foram 11.º na I Divisão.
Nessa tarde de domingo o jogo estava equilibrado, resolvendo-se apenas na última meia hora. Gersinho adiantou os bracarenses no marcador ao minuto 61, sendo que apenas três minutos depois outro brasileiro, Santos, ampliou a vantagem. Ao minuto 78 Sérgio Paulo fechou a contagem com um golo na própria baliza.
Golos na própria baliza: Um filme repetido
Ditou o sorteio que dezassete anos depois os dois emblemas voltassem a disputar novo duelo minhoto na Taça de Portugal, desta feita no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas – Moreira de Cónegos – a contar para uma fase mais adiantada da prova, os oitavos de final.
Desta feita, o jogo disputou-se a meio da semana, às 16 horas de uma quarta-feira, e pôs frente a frente dois conjuntos do principal escalão do futebol luso. Se no primeiro jogo o Moreirense teve o infortúnio de sofrer um golo na própria baliza, o segundo jogo não foi diferente. Bruno marcou um autogolo em cima do intervalo e deu vantagem ao Braga.
Saltado do banco de suplentes, Demétrius precisou de dez minutos para voltar a igualar o encontro ao minuto 69, mas apenas seis minutos depois Narcisse Yameogo marcou para os bracarenses, estabelecendo o 1-2 final.