skipToMain

Taça de Portugal: Moreirense "salvou-se" no prolongamento

Golo do triunfo dos cónegos surgiu já na segunda metade do prolongamento. Ao minuto 114, o tento de André Luís foi decisivo para manter a equipa do Moreirense na Prova Rainha. Resultado final: 2-3.

16 outubro 2021 > 17:00

Tal como Vitória SC, o Moreirense fez hoje a sua estreia na edição de 2021/2022 da Taça de Portugal, diante do Oriental Dragon, atual oitavo classificado da Zona Sul da Liga 3, com cinco pontos em cinco jogos disputados. Na antevisão do encontro, João Henriques tinha deixado o alerta dizendo que a "superação das equipas de escalão inferior é maior" e, por isso, tudo podia acontecer.

Num jogo que contou com a presença de cerca de uma centena de adeptos nas bancadas, o Moreirense foi uma equipa que entrou disposta a assumir as despesas do jogo. A primeira oportunidade surgiu logo ao minuto 11, através de um remate violento de Franco a passar por cima da trave. Volvidos dez minutos, o Moreirense voltou a ameaçar o golo, desta vez por intermédio de Rafael Martins, mas o cabeamento do brasileiro saiu a centímetros do poste. 

À passagem do minuto 30, a surpresa acabou mesmo por acontecer e, no primeiro pontapé de canto, o Oriental Dragon colocou-se em vantagem. Canto cobrado por intermédio do capitão João Pinto, Marlon cabeceia ao segundo ao segundo poste, Miguel defende para a frente e Bandeira, na recarga, não desperdiça e fez o 1-0. Estava a "acontecer" Taça no Estádio Alfredo da Silva. Até ao final da primeira metade, o Moreirense voltou a dispor de nova oportunidade por intermédio de Franco, mas o jogador dos cónegos, no coração da área, foi novamente perdulário e o remate saiu rasteiro para defesa de Miguel Lázaro. Até ao final da primeira metade, mais nenhum lance de perigo digno de registo.

Na segunda metade, o Moreirense entrou decidido em inverter o rumo do encontro e, em apenas 15 minutos, deu a volta ao marcador. Primeiro ao minuto 48, Yan Matheus trabalhou bem sobre a direita, cruzou atrasado para a entrada da área onde Gonçalo Franco, sem oposição atirou para o fundo das redes. Pouco tempo depois, aos 79, foi a vez de Rafael Martins. Walterson lançou Abdu Conté pelo lado esquerdo do ataque, o lateral cruzou para a zona de estava Rafael Martins que, já dentro de área, operou a cambalhota no marcador.

A equipa do Oriental Dragon estava determinada em não dar tréguas à formação de João Henriques e, a um quarto de hora do final da partida, restabeleceu a igualdade no marcador. Minuto 75, Filipe Gaspar num remate certeiro restabeleceu novamente a igualdade. Em cima do minuto 90, mais uma contrariedade para o Moreirense. Após uma entrada dura, Paulinho e obrigou a sua equipa a jogar o prolongamento em inferioridade numérica. 

Apesar de estar reduzido a dez unidades, o golo da "salvação" do Moreirense chegou já na segunda parte do prolongamento, ao minuto 114. O tento de André Luís colocou novamente a equipa na dianteira da partida e, até final, apesar das várias investidas do Oriental Dragon, o marcador não sofreu mais nenhuma alteração. O Moreirense teve de "puxar dos galões" para conseguir evitar uma eliminação prematura na Prova Rainha do futebol português. Resultado final 2-3.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast