Sousa perde com número 10 ATP. É a quarta vez que cai a abrir na Austrália
O vimaranense perdeu ante o italiano Jannik Sinner por três sets sem resposta na 1.ª Eliminatória do Grand Slam que abre a temporada. Já tinha perdido por três vezes no jogo de abertura do torneio.

Repescado para o quadro principal do Open da Austrália, após a derrota no encontro decisivo do qualifying, frente a Radu Albot, João Sousa assinou uma passagem curta pelo primeiro Grand Slam da época, ao perder frente a Jannik Sinner, número 10 do ranking mundial, por 6-4, 7-5 e 6-1, ao fim de duas horas e sete minutos.
O segundo set foi aquele em que o vimaranense de 32 anos, número 140 da hierarquia ATP, mais disputou com o italiano: depois do adversário lhe quebrar o serviço para fazer o 2-0, João Sousa devolveu o break no jogo seguinte, fez o 2-2 e manteve o jogo empatado até aos 5-5, antes de Jannik Sinner conquistar dois jogos de serviço consecutivos.
Com este desaire, o número um português cai na ronda inaugural do primeiro major do ano tenístico pela quarta vez. Nas outras ocasiões, perdeu frente ao austríaco Dominic Thiem, em 2014, frente ao australiano Jordan Thompson, em 2017, e diante do argentino Federico Delbonis, em 2020.