skipToMain

Segundo período eficaz impulsiona Vitória para as meias-finais

Equipa de Rui Costa voltou a derrotar GDESSA, desta feita por 79-66, e vai disputar as meias-finais do play-off do campeonato, com União Sportiva ou Guifões. Mollenhauer voltou a ser MVP

10 abril 2021 > 16:47

O Vitória está nas meias-finais do play-off da Liga Skoiy, assegurando desde já o melhor desempenho em quatro temporadas no escalão maior do basquetebol feminino. Depois do sofrido triunfo no Barreiro por 71-68, em 02 de abril, a equipa de Rui Costa voltou a impor-se ao GDESSA, desta feita por 79-66, num encontro em que descolou no marcador no segundo período.

Depois de um primeiro período equilibrado, em que as barreirenses estiveram mais tempo na frente e as condessas só passaram para a frente no último segundo, com um triplo de Sara Ressurreição a fazer o 17-16, o Vitória beneficiou de um lance de seis pontos para abrir uma distância que nunca mais fechou. Com as equipas igualadas a 23 pontos, Catarina Mateus vislumbrou um espaço e correu rumo ao cesto, fazendo dois pontos e sofrendo uma falta antidesportiva de Jennifer Nonato que garantia nova posse de bola. A base converteu o lance livre e, na jogada seguinte, converteu um triplo. Confiante a partir daí, a equipa da cidade berço fixou uma vantagem de 15 pontos ao intervalo (42-27). 

Diante de um adversário que mudava regularmente a forma de defender e os movimentos ofensivos, as jogadoras de Rui Costa alternaram pontuais secas de pontos com fases de grande eficácia, principalmente no lançamento exterior, fossem eles de Catarina Mateus, de Alexandra Mollenhauer, de Tatiane Pacheco ou de Bárbara Souza. O Vitória entrou para o último período a vencer por 62-46 e somou mais um triplo a abrir.

Mas o momento mais crítico do jogo estava ainda para vir. As vitorianas abrandaram, cometeram alguns erros na manobra ofensiva, perderam agressividade defensiva e viram o GDESSA concluir um parcial de 13-0, graças a um triplo de Joana Lopes que fixou o resultado em 65-59 a 05:53 minutos do fim. Havia ainda muito tempo para jogar e o desfecho do jogo reabria-se. As condessas, porém, encarregaram-se de responder com eficácia, fechando o encontro e a eliminatória. Nas meias-finais, segue-se a União Sportiva, vencedora da fase regular, ou o Guifões. 

 

 

Alexandra Mollenhauer destacou-se na eliminatória

A extremo azeri-americana, de 22 anos, foi a jogadora mais valiosa do segundo jogo do play-off com o GDESSA, tal como já tinha sido no primeiro. Mollenhauer conseguiu mesmo um duplo-duplo, com 20 pontos e 10 ressaltos. No Vitória, também se destacaram Catarina Mateus, com 18 pontos, e Tatiane Nascimento, com 17. Nas barreirenses, Maianca Umabano foi a jogdora que mais se evidenciou, com 20 pontos e cinco ressaltos.

As vimaranenses apresentaram uma eficácia de lançamento de 46%, superior à do adversário (36%). A diferença esteve nos lançamentos triplos, com o Vitória a marcar 11 em 21 (52%) e o GDESSA 7 em 21 (33%).

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast