skipToMain

Reviravolta no último minuto vale primeira fase 100% vitoriosa

O Vitória esteve a perder por seis golos de diferença, mas foi a tempo de derrotar o Paredes por 13-12 e de terminou a primeira fase do campeonato de polo aquático com oito triunfos em oito jogos.

27 março 2021 > 22:00

A braços com uma desvantagem de 9-4 ao intervalo, situação incomum nesta primeira fase do campeonato A1 masculino de polo aquático, o Vitória exibiu a melhor face na segunda parte para mudar o rumo dos acontecimentos. A 01:22 minutos do fim, já tinha conseguido o empate a 12 golos, mas viu-se com menos um elemento na piscina, fruto da exclusão de Tiago Teixeira.

A equipa de Vítor Macedo superou à mesma esse obstáculo; o SSCM Paredes falhou o ataque seguinte, com um tiro que ressaltou na água e passou por cima, e o Vitória castigou o adversário de seguida com um golo do capitão João Pedro Costa ao ângulo superior esquerdo, com cerca de 30 segundos para jogar. Estava assim garantido o pleno de triunfos na primeira fase do campeonato, dividida entre a Zona Norte e Zona Sul, iniciada em janeiro.

Com o lugar na fase final mais do que assegurado, manter o registo triunfal era o atrativo da receção de sábado ao SSCM Paredes, equipa que os vimaranenses já tinham batido, fora, por 16-11, a 14 de março. Os forasteiros precisavam de vencer para se imporem na batalha com Fluvial e CA Pacense pelos dois lugares que restam às equipas do Norte na fase decisiva e foram melhores nos dois primeiros períodos. Eficazes no ataque, com Nuno Alexandre em destaque – marcou cinco golos no primeiro tempo -, os paredenses também beneficiaram das falhas na ligação com o pivô e do desacerto no remate dos anfitriões para dilatarem o resultado.

A feição do jogo alterou-se na segunda parte, com Pedro Sousa, melhor marcador da prova, e Dumitru Sobetchi a aparecerem para sucessivos remates certeiros da zona central, que fixaram o resultado em 10-9 no fim do terceiro período. O SSCM Paredes fechou-se melhor nos derradeiros oito minutos, mas continuou praticamente incapaz de transpor o muro defensivo vitoriano. A recuperação vimaranense prosseguiu, a um ritmo mais lento, mas ainda a tempo de garantir a oitava vitória em oito jogos.

Ao fim de 132 golos marcados e 75 sofridos na primeira fase, os pupilos de Vítor Macedo aguardam pelos três adversários a defrontar na fase de apuramento de campeão, num sistema de todos contra todos, a duas voltas. O adversário da Zona Sul será o Algés e Dafundo. Na Zona Norte, o embate deste domingo entre SSCM Paredes e Fluvial Portuense, em Paços de Ferreira, vai dissipar as dúvidas quanto aos restantes adversários do Vitória.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast