skipToMain

Promessa de “ambição e rigor” na antecâmara da fase de acesso à ‘Champions’

Na quinta-feira, a cidade italiana de Savona acolhe a estreia do Vitória entre a elite europeia do polo aquático. Plantel quer dar réplica a “equipas altamente profissionalizadas”.

21 setembro 2021 > 09:00

O Vitória SC está prestes a coroar a recente hegemonia no polo aquático nacional – dois campeonatos A1, uma Taça de Portugal e uma Supertaça nos últimos três anos – com uma inédita participação na fase de apuramento para a Liga dos Campeões, a maior prova de clubes organizada pela Liga Europeia de Natação.

Os 16 conquistadores inscritos para esta aventura darão as primeiras braçadas na alta roda europeia na quinta-feira, a partir das 18h00 portuguesas, na Piscina Olimpica Comunale Carlo Zanelli. O adversário é o Savona, equipa que acolhe o grupo A da primeira fase de qualificação na cidade italiana com o mesmo nome, situada na região da Ligúria, 40 quilómetros a oeste de Génova.

Diante de uma poule que inclui ainda Montpellier Waterpolo (França), Primorac Kotor (Montenegro), AZS Varsóvia (Polónia) e CN Terrassa (Espanha), opositores a enfrentar até domingo, o treinador vitoriano admite que os seus jogadores devem “ser realistas” perante “equipas altamente profissionalizadas”, com “dois treinos por dia e toda uma estrutura por detrás”, mas, em simultâneo, encarar a experiência com “ambição”.

“Estamos a enfrentar este novo objetivo com muita ambição, com muito rigor, como sempre, mas sobretudo numa perspetiva de desfrutar da mesma (…). Conhecendo as diferenças, vamos competir jogo pelo jogo e dar o nosso melhor como sempre”, afirmou Vítor Macedo, num vídeo publicado nas redes sociais do clube preto e branco.

O timoneiro vê ainda a participação na maior competição europeia de clubes como “mais um passo” para o Vitória “cimentar a posição como grande potência da modalidade” em Portugal.

 

 

É “gratificante” jogar “contra alguns dos melhores”

Entre os inscritos, 14 atletas transitaram da época anterior, Pedro Cunha regressou ao grupo após um ano de interregno, por “motivos pessoais”, e Salvador Lopes é reforço. Oriundo do Fluvial, principal concorrente vitoriano na luta pelo título de 2020/21, o pivô de 24 anos diz-se pronto para “uma experiência diferente”, de nível competitivo superior ao que encontra nas piscinas portuguesas.

“Sabemos que vamos jogar contra alguns dos melhores jogadores do mundo. Alguns já jogaram muitos mundiais e muitos europeus. Para todos nós, é gratificante ter esta oportunidade, porque vamos estar na mais alta competição a nível europeu”, vincou.

A verdade é que três dos países de origem dos adversários – Itália, Espanha e Montenegro – participaram no torneio olímpico masculino deste verão, ganho pela Sérvia. Após defrontar o Savona, o Vitória defronta, na sexta-feira, Montpellier e Primorac Kotor, formação que conta com Dusan Matkovic, jogador presente em Tóquio. Para sábado, está marcado o embate com o AZS Varsóvia e, para domingo, o duelo ibérico com o CN Terrassa.

A primeira fase de qualificação alberga dois grupos, com os quatro primeiros classificados de cada a transitarem para a segunda fase, a decorrer entre 08 e 10 de outubro. A terceira fase de qualificação, com eliminatórias a duas mãos, a 16 e 20 de outubro, seleciona as quatro equipas que se reúnem às 12 já apuradas para a fase principal. São elas o Barceloneta (Espanha), o Novi Belgrado (Sérvia), o Radnicki Kragujevac (Sérvia), o Telekom Budapeste (Hungria), o Olympiacos (Grécia) e o Dinámo de Tbilissi (Geórgia), no Grupo A. O CN Marselha (França), o Pro Recco (Itália), atual campeão europeu, o Spandau 04 Berlim (Alemanha), o Dubrovnik (Croácia), o Hannover 1898 (Alemanha) e o Steaua de Bucareste (Roménia) já estão inseridos no grupo B.

Essa fase disputa-se entre 26 de outubro de 2021 e 14 de junho de 2022, saindo daí as oito equipa que vão decidir o título europeu, na final eight entre 30 de junho e 02 de julho.

 

Calendário do Vitória na 1.ª Fase de qualificação (Savona, Itália)

RN Savona – Vitória 23 setembro, 18h00 (horário português)

Montpellier Waterpolo – Vitória 24 setembro, 08h00

Primorac Kotor – Vitória 24 setembro, 16h00

Vitória – AZS Varsóvia 25 setembro, 14h00

Vitória – CN Terrassa 26 setembro, 10h00

 

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast