Pró Nacional: Ronfe desce, Torcatense na expetativa. Balanço dos ‘misters’
Balanço da prestação das equipas de Guimarães no Campeonato Pró Nacional. Declarações dos treinadores sobre uma época em que o Ronfe desce de divisão, o Torcatense está na expetativa e o Brito passeou

A Série B do Campeonato Pró Nacional da AF Braga terminou este sábado com a derradeira jornada. Se várias equipas já tinham a sua classificação definida, as principais emoções prenderam-se, como se perspetivava, na cauda da tabela, com quatro equipas vimaranenses a lutarem pela fuga aos lugares de despromoção.
O sabor amargo da descida coube ao Desportivo de Ronfe, que foi goleado em Ponte por cinco bolas a zero. A tarefa, já se sabia, era extremamente complicada, estando dependente de uma conjugação difícil de resultados, mas a derrota não deixou margem para dúvidas, confirmou-se o antepenúltimo lugar, não sendo necessário recorrer à calculadora. Na próxima época o Ronfe vai disputar novamente Divisão de Honra.
Na expetativa está o Torcatense. Durante muito tempo o clube de São Torcato esteve mergulhado nos últimos lugares, assinou uma ponta final com vários resultados positivos e conseguiu ficar acima do Ronfe, no 11.º lugar. Um lugar que pode ditar a descida, dependendo das equipas que vão descer do Campeonato de Portugal. O Torcatense perdeu nas Taipas no último jogo da época, 3-2, até esteve em vantagem, mas faces aos resultados o triunfo de nada valia.
Ainda nesta luta pela manutenção, o Sandinenses venceu o seu derradeiro jogo do campeonato, em São Paio, assegurando o oitavo lugar com 33 pontos. Com menos um ponto, o Serzedelo, que tinha aspirações de subida, acabou por ser a derradeira equipa que conseguiu um lugar acima dos lugares de despromoção, ficando em décimo mesmo tendo perdido frente ao Joane (4-2) na última jornada.
Ponte, a revelação de uma série em que o Brito passeou
Na primeira metade da tabela, três destaques positivos por motivos diferentes. O Brito sagrou-se campeão desta série, mesmo perdendo em Arões no último jogo, jogando agora com o Dumiense o acesso aos campeonatos nacionais. Apesar de a subida estar, oficialmente, dependente desse duelo a dois jogos entre os dois emblemas, vários fatores fazem acreditar que ambos estarão no Campeonato de Portugal na próxima época.
O Brito passeou-se por esta série, desde cedo conseguiu uma margem confortável para a concorrência, e apenas consentiu duas derrotas, uma delas na última jornada, quando tem pela frente ainda as decisões da Taça AF Braga e a ‘final’ do campeonato.
Outro destaque positivo é o Ponte, que ficou no terceiro lugar, naquela que é a sua melhor prestação de sempre neste escalão. O triunfo 5-0 na despedida da temporada atesta uma boa época do conjunto da Vila de Ponte.
No sétimo lugar, a carreira do Taipas merece destaque pelos problemas que o plantel atravessou, nomeadamente suspendendo os treinos devido a pagamentos em atraso. Ainda assim, a equipa de Tiago Mota acabou a época sem sobressaltos, na primeira metade da tabela e com um triunfo sobre o Torcatense. O Taipas chegou a andar pelo pódio, na primeira fase da temporada, acabando no sétimo lugar.
BALANÇO PRÓ NACIONAL
BRITO | 1.º classificado, 64 pontos (20V, 4E, 2D) Rui Castro, treinador do Brito |
PONTE | 3.º classificado, 46 pontos (13V, 7E, 6D) Zé Faria, treinador do Ponte. |
TAIPAS | 7.ºclassificado, 36 pontos (9V, 9E, 8D) Tiago Mota, treinador do Taipas. |
SANDINENSES | 8.ºclassificado, 33 pontos (8V, 9E, 9D) Hugo Xavier, treinador do Sandinenses. |
SERZEDELO | 10.ºclassificado, 32 pontos (8V, 8E, 10D) Marco Couto, treinador do Serzedelo. |
TORCATENSE | 11.ºclassificado, 29 pontos (8V, 5E, 13D) Miguel Magalhães, treinador do Serzedelo. |
RONFE | 12.ºclassificado,27 (8V, 3E, 15D) Fábio Oliveira, treinador do Ronfe. |