Primeiro na 2.ª Fase, Vitória vai “entrar para ganhar” na fase final sub-15
Garantido um inédito apuramento direto para a fase final no atual formato, equipa selou primeiro lugar da Série Norte ao vencer o Boavista por 2-0. Seguem-se 10 jogos a “nível extremamente alto”.

Um dos objetivos traçados pelo Vitória para a 2.ª Fase do campeonato nacional sub-15 fora já consumado no fim de semana anterior: a goleada em Barroselas, por 7-0, selou o apuramento para a fase decisiva, o primeiro do emblema de D. Afonso Henriques desde que a prova tem o corrente formato. A outra meta foi cumprida na manhã deste sábado: os iniciados vitorianos receberam e venceram o Boavista por 2-0, com um bis do avançado Monteiro, e selaram o primeiro lugar, com 35 pontos em 14 partidas.
“Tínhamos dois objetivos definidos até à semana passada. O primeiro foi concluído, que foi garantir a qualificação direta para a 3.º Fase. A partir desse momento, queríamos ficar em primeiro e terminar a Série Norte com chave de ouro, no primeiro lugar, com 35 pontos”, relata o treinador Luís Miranda ao Jornal de Guimarães, terminado o desafio no Campo n.º6 da Academia.
Os sub-15 vitorianos inauguraram o marcador na reta final de uma primeira parte que dominaram, apesar do guarda-redes Rodrigo Morais ter negado o golo ao Boavista sensivelmente cinco minutos antes, numa oportunidade flagrante. Monteiro apareceu em posição frontal à baliza e atirou para o fundo das redes. A equipa treinada por Luís Miranda soltou-se ainda mais depois de marcar e acertou no poste dois minutos depois, por Bruno Abreu, mesmo antes do intervalo.
Monteiro fechou a conta a abrir a segunda parte, com um vistoso chapéu a concluir um ataque rápido conduzido pela zona central. A perder por 2-0, a equipa axadrezada reagiu e desperdiçou duas oportunidades para reentrar na discussão do jogo, uma delas na cobrança de uma grande penalidade: após lance com Afonso Sousa em que o árbitro considerou falta, Varandas atirou por cima na hora de bater o penálti. Nos últimos 20 minutos, a equipa de Guimarães controlou as incidências com a bola no pé.
Findo o embate, o treinador Luís Miranda vincou que as atenções se voltam agora para a última fase da prova, com “as seis melhores equipas nacionais da geração de 2007”, entre 16 de abril e 26 de junho. Com Vitória SC, Sporting de Braga, Sporting e Benfica já garantidos nesse minicampeonato, espera-se “um jogo extremamente competitivo” a cada oito dias, algo “fundamental” para a “formação dos atletas”.
“O nosso objetivo, desde o início, é o foco na formação enquanto atleta, aliando isso a vitórias e a apuramentos. Esta qualificação para a fase final dá-nos mais 10 jogos competitivos, de um nível extremamente alto”, descreve o treinador.
Independentemente das dificuldades por vir, o timoneiro adianta que os seus pupilos vão “entrar em campo para ganhar todos os jogos”. “Não entramos em campo para empatar, nem para perder. Vamos pensar jogo a jogo e ver o que esta fase final da competição nos irá proporcionar”, frisa.