Portugal perde final do Torneio das Nações. Rui Ramos foi melhor marcador
O jogador vitoriano marcou 26 golos ao serviço de Portugal, mas faltou juntar esse feito à conquista do torneio. A equipa das quinas perdeu com os Estados Unidos no jogo decisivo.

A seleção nacional masculina ainda se aproximou dos Estados Unidos no derradeiro período, reduzindo a desvantagem para 10-8, mas sem a força necessária para virar o curso do jogo e do Torneio das Nações. Portugal perdeu por 12-8 nesta manhã de domingo e arrecadou a prata.
Com seis vitorianos no rol de selecionados – o guarda-redes Carlos Gomes, bem como João Costa, Dumitru Sobetchi, Pedro Sousa, Salvador Lopes e Rui Ramos -, a equipa das quinas viu-se em situação desfavorável logo no primeiro período, com um parcial de 4-2 para os norte-americanos. Incapaz de mudar o rumo do encontro no segundo quarto, Portugal chegou ao intervalo a perder por 9-5, antes de reduzir para 10-7 no terceiro, com golos de Rui Ramos e de Salvador Lopes.
No derradeiro quarto, Rui Ramos fixou a diferença em dois golos, antes de Portugal soçobrar nos minutos finais e de ver Jacop Mercep e Bryce Hoerman fixarem o resultado final.
Apesar do desaire na conclusão de um trajeto precedido por quatro vitórias, Rui Ramos, pivô da seleção, foi o melhor marcador da competição de três dias, com 26 golos.
