skipToMain

Portugal começou a perder, mas as irmãs viraram a maré rumo à final

Após a derrota de Matilde Jorge a abrir o play-off com a República de Irlanda, Francisca venceu o seu jogo de singulares, antes da vitória em pares colocar a seleção na eliminatória decisiva.

08 julho 2022 > 15:30

A seleção feminina de ténis vai disputar a final do play-off de acesso ao Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup, após derrotar a República da Irlanda na meia-final desta sexta-feira, por 2-1, em Skopje, na Macedónia do Norte.

Depois da vitória na Pool B do Grupo III da Zona Europa-África, graças aos triunfos sobre Burundi e Malta, as vimaranenses Matilde e Francisca Jorge foram as protagonistas da vitória sobre as irlandesas, apesar de se terem visto em desvantagem.

Número 674 do mundo, Matilde Jorge perdeu o seu encontro de singulares frente a Carragh Courtney, tenista sem classificação internacional; numa maratona de três horas e seis minutos, a vimaranense ficou aquém da reviravolta, tendo perdido por 6-3, 4-6 e 7-6.

Forçada a vencer as restantes partidas para seguir em frente, a seleção lusa contou com uma Francisca Jorge imperial no segundo confronto para levar a decisão para o duelo de pares; a melhor portuguesa da atualidade – número 377 do circuito WTA – derrotou Celine Simunyu (tenista sem classificação) por 6-1 e 6-0, em apenas 51 minutos.

No terceiro e decisivo encontro, Francisca Jorge e Matilde Jorge foram de novo chamadas à ação e não cederam qualquer jogo frente a Kate Gardiner e Shauna Heffernan: 6-0 e 6-0 foi o resultado.

Selada a vitória, Portugal vai disputar com a Macedónia do Norte a promoção à segunda divisão da principal competição feminina de seleções.  

Liderada por Dimitar Labudovik, a seleção balcânica conta com Lina Gjorcheska (273.ª do ranking de singulares e 223.ª do de pares), Magdalena Stoilkovska (1357.ª e 1600.ª), Aleksandra Simeva (sem classificação internacional), Iva Daneva (sem classificação internacional) e Katarina Marinkovikj (sem classificação internacional).

Já a seleção treinada por Neuza Silva conta ainda com Inês Murta (683.ª classificada do ranking WTA) e com Ana Filipa Santos (1125.ª classificada).

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast