Pevidém de “base forte” vê manutenção como partida para objetivos acima
Os azuis mantiveram vários dos titulares da época passada e juntou-lhe nove reforços para um Campeonato de Portugal que se espera “competitivo”, com “várias equipas a apostarem forte”.

Com o Parque de Jogos Albano Martins Coelho Lima em obras – está a acolher um novo relvado, que se espera pronto até meados de setembro -, o Pevidém SC apresentou-se em casa emprestada, a do Souto e Gondomar, com três caras novas para lá das previamente anunciadas: o guarda-redes Filipe Dinis, que representou o Merelinense em 2021/22, por empréstimo do Varzim, o defesa Guito Madureira, ex-Boavista, e o avançado Chima, ex-Câmara de Lobos, fizeram a primeira aparição pública com o escudo de São Jorge.
Essas contratações elevaram o número de reforços para nove, emprestando uma dose de mudança a um plantel de 20 elementos, com uma “base forte” da época transata: titulares na Liga 3 como João André, Emanuel, Tiago Vieira, Chico, Tiago Ronaldo, Pedrinho ou Vítor Hugo permanecem de azul, constituindo uma “base forte” para a temporada de regresso (indesejado) ao Campeonato de Portugal.
“Segundo a filosofia do clube, não fazemos revoluções. Neste ano, retocámos um pouco mais o plantel do que é habitual, mas mantivemos uma base forte a trabalhar connosco. Temos atletas que vão para a sexta temporada seguida, outros para a quinta, outro para a quarta”, reiterou o presidente, Rui Machado.
Convencido de que essa “base muito identificada com o clube vai permitir que as coisas sejam mais fáceis”, até na integração dos reforços, o dirigente rejeita, enquanto líder de um clube proveniente da Liga 3, qualquer acréscimo de responsabilidade para um campeonato sempre “competitivo”, onde podem “surgir surpresas”, e vincou que os objetivos estão fixados de modo incremental.
“Queremos repor o nome do Pevidém no lote de equipas ganhadoras deste campeonato. A partir daqui, temos os clichés do costume: jogo a jogo, manutenção primeiro. Não queremos alimentar falsas expetativas, mas vamos sempre com aquela ambição de fazer o melhor possível. O melhor possível é sempre andar nos lugares cimeiros”, resumiu.
Essa perspetiva coaduna-se com a do novo treinador, Vasco Gonçalves, que promete uma “equipa ambiciosa e competitiva”, mas a tentar “a manutenção o mais rapidamente possível”, para depois “pensar noutros objetivos mais ambiciosos, sempre com pés bem assentes na terra”.
Com passagens pela formação do Vitória e do Vizela, o ex-São Paio crê que o plantel à sua disposição dá margem para “uma boa resposta nos jogos”, ainda para mais quando já está fechado, a não ser por uma eventual mais-valia que seja oportunidade de negócio.
Um dos rostos da “base forte” do Pevidém SC é o capitão, João André, que rejeita olhar para a passagem pela Liga 3, sob pena de os jogadores sentirem “responsabilidades acrescidas”. Ainda assim, o defesa reconhece que os adversários não vão olhar para os cavaleiros de São Jorge com “os mesmos olhos” de há dois anos, quando brilharam como formação promovida da Pró-Nacional, o que, a seu ver, demonstra o “bom trabalho” ali realizado”.
O central reconhece ainda que os pevidenses “não foram competentes” na época passada, mas reitera a confiança na direção quanto à “qualidade” dos reforços. Um deles é Medarious, jogador que vinha num trajeto ascendente entre Sporting da Covilhã e Vitória B, até se lesionar gravemente num jogo com a Académica, a 26 de agosto de 2018. Após mais de um ano sem jogar, o ganês de 25 anos regressou à competição pela mão do Esperança de Lagos, em 2020/21, e mostra-se “feliz” por reforçar os pevidenses. “Estou muito contente por estar no Pevidém. Cumpro o meu objetivo de continuar a jogar futebol. Tive uma lesão muito complicada. Disseram-me que não podia jogar mais futebol”, lembrou.
Regresso a casa é o “melhor reforço”
Rui Machado estima que, entre 24 e 25 de setembro, fim de semana da segunda ronda, já seja possível a equipa de São Jorge de Selho regressar a casa, naquele que considera o “melhor reforço” para a temporada.
“A experiência do ano passado não foi, a nível de resultado e a nível de ambiente, aquela que queríamos. A identidade da casa para um clube de futebol é fundamental. (…) Já pedimos à federação para que a primeira jornada fosse como visitante. Isso fará com que o primeiro jogo em casa seja no fim de semana de 24 e 25 de setembro”, informou.
“Não sinto que tenhamos mais responsabilidade” – Rui Machado, presidente do Pevidém SC
“Não sinto que tenhamos mais responsabilidade. O Campeonato de Portugal e a Liga 3 são campeonatos muito competitivos, em que todos os anos há mexidas a nível estrutural e financeiro em muitos clubes”
“O futebol é fértil em surpresas” – Vasco Gonçalves, treinador do Pevidém SC
“Apesar da qualidade interna do plantel, o futebol é fértil em surpresas. Podemos ter algumas e não colocar fasquias muito altas. Vamos ter um campeonato competitivo. Há seis ou sete equipas a apostarem forte para subir. Vamos ver jogo a jogo”
“Manutenção da base é bastante importante” – João André, capitão do Pevidém SC
Considero que a manutenção da base é bastante importante. Conhecendo a exigência do nosso staff diretivo, acredito que os reforços se encaixem na personalidade e na qualidade futebolística do plantel para termos resultados”
“Confiança e mentalidade muito fortes” – Medarious, reforço do Pevidém SC
“Disseram-me que não podia jogar mais futebol, mas tenho confiança e mentalidade muito fortes. O Pevidém tem um grupo muito forte para voltar para a Liga 3. Vamos fazer tudo devagar e com confiança. O treinador vai-nos ajudar e vamos fazer tudo para subir o Pevidém”
PLANTEL PEVIDÉM SC
GUARDA-REDES: André ‘Preto’ e Filipe Dinis (ex-Varzim);
DEFESAS: João André, Filipe Sousa, Emanuel, Tiago Vieira, David Castro, Fredrick (ex-Molelos), Lima Pereira (ex-Sp. Espinho) e Guito Madureira (ex-Boavista).
MÉDIOS: Chico, Tiago Ronaldo, Sérgio Duarte, Leandro Marques, Bruno Alves (ex-Fafe) e João Castro (ex-Fafe).
AVANÇADOS: Bruno Fernandes (ex-Gondomar), Medarious (ex-Marbella) e Chima (ex-Câmara Lobos) e Vítor Hugo.
EQUIPA TÉCNICA:
Treinador: Vasco Gonçalves
Treinador adjunto: Júnior Santos
Observador: João Veloso
Fisiologista: João Silva
Treinador guarda-redes: Pedro Dias