Pepa: “Temos o objetivo e desejo de chegar à final”
O timoneiro vitoriano lançou o encontro da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Entre o “imprevisível” e “escrever a história”, Pepa assume o objetivo de chegar à final da prova-rainha.

O Vitória SC vai voltar a encontrar o Moreirense FC, duas semanas depois do último dérbi concelhio, mas com condimentos diferentes. Amanhã, num palco diferente, com o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas a servir de cenário, não se vão discutir os três pontos de uma maratona, mas uma eliminatória que se assemelha mais a um sprint e que deixará uma equipa vimaranense pelo caminho. É, pois, a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Para Pepa, é evidente que se trata de “uma final autêntica”. O timoneiro já definiu os objetivos para a edição de 2021/22 da prova: “temos o objetivo e desejo de chegar à final”.
Na conferência de imprensa de antevisão à partida de amanhã, o treinador vitoriano não deixou cair em esquecimento o jogo da 11.ª jornada do campeonato e admitiu que o que aconteceu na segunda metade do jogo, e que revelou um Moreirense superior, “foi uma surpresa”. No entanto, “não há jogos iguais” e este “tem tudo para ser um grande jogo”.
As dimensões do relvado e a peculiaridade de se tratar de um jogo a eliminar vão exigir da equipa “personalidade, qualidade em campo e intensidade máxima”. Afinal, disse o treinador, “o campo é mais reduzido e o metro quadrado é mais caro para qualquer disputa”. Estes fatores fazem com que seja mais provável de acontecer “o imprevisível”, mas Pepa também não deixa de referir que, com competência para repetir o que de melhor tem sido feito e para gerir os momentos menos bons, é possível superar o desafio: “se estivermos ao nosso melhor nível, vamos conseguir o nosso objetivo”.
O objetivo assumido, e reiterado em mais do que uma ocasião nesta conferência de imprensa, não é apenas “ir o mais longe possível”, mas sim “chegar à final”. Pela frente, por enquanto, vai estar o Moreirense, equipa que eliminou o Vitória da competição nas três ocasiões que teve: em 1998/99, 1999/00 e 2000/21, jogos que ficaram “na memória da cidade e dos adeptos”. Mas isso está no passado e o que interessa ao timoneiro é o futuro: “não queremos mudar a história, queremos escrever a história; queremos continuar a nossa caminhada rumo ao nosso objetivo”.
Para isso, Pepa conta com um “apoio tremendo” nas bancadas. Os vitorianos responderam à chamada e os 1200 bilhetes disponibilizados esgotaram em menos de 24 horas. O encontro tem início agendado para as 16h45.