Pepa: "Temos de ganhar o jogo, ponto final"
Timoneiro vitoriano admitiu que animicamente a equipa está numa "roleta russa", mas tem agora uma nova oportunidade de ser feliz. Encontro da ronda 23 frente ao Arouca joga-se este sábado, às 20h30.

"Temos de ganhar, ponto final": foi desta forma que Pepa deu o pontapé de saída no lançamento do encontro referente à 23.ª jornada da Liga Portugal bwin 2021/2022, diante do 17.º classificado, o Arouca. Depois da amarga derrota dos conquistadores diante do Belenense SAD, por 1-0, o timoneiro vitoriano entende que a única forma de ultrapassar o desaire frente ao lanterna-vermelha do campeonato é ir "rapidamente para dentro de campo, conseguir os três pontos e uma grande vitória" no D. Afonso Henriques.
"Isto torna-se repetitivo. Parece que é vira o 'disco e toca o mesmo'. Umas vezes por boas razões e outra por más. Parece que somos masoquistas e gostamos de sofrer. Depois de uma vitória como a que conseguimos, perdemos e a única forma de passarmos isto é voltarmos rapidamente para dentro de campo, para conseguir três pontos e uma grande vitória. Depois cá estaremos para ver o nosso rendimento. Muitas equipas quando jogam contra o Vitória apostam em prolongar algumas ações, para enervar a equipa e o estádio. Mas, temos de fazer isto ao contrário. Temos de ser nós a galvanizar o estádio e os adeptos. Com o apoio deles fica menos difícil”, disse o treinador na sala de imprensa.
Pepa reconheceu que animicamente a equipa está numa "roleta russa", mas realça que o Vitória tem agora, frente ao Arouca, uma nova oportunidade de ser feliz. "Não estou a passar mensagens nenhuma para o balneário, estamos fartos de dissecar o que estamos a fazer. Parece algo inexplicável e que estamos sempre a dar tiros em nós próprios, mas temos de ser muito mais competentes. Parece que, ao mínimo erro, surge um monstro", revelou o treinador. O golo de Alisson Safira, ao minuto 50, ditou não só a derrota dos conquistadores frente ao lanterna-vermelha, como alargou o ciclo de jogos consecutivos sem a baliza a zeros para 17. Ainda assim, o timoneiro vitoriano entende que a equipa "não deve ter receio de sofrer golos, mas sim muita fome de os marcar".
Pepa considerou o Arouca "uma equipa bem organizada, com processos bem definidos, a classificação não reflete o processo que têm revelado". Apesar disso, considera que a sua equipa não deve olhar para a classificação: "ainda agora provamos isso, dentro do campo e demos tiros nos pés". O técnico vitoriano admitiu ainda que não pensava que iria ser tão difícil atingir os objetivos do clube mas afirma que a sua equipa continua "focada" e a acreditar nos objetivos. "Sabíamos que não ir ser fácil, mas admito que nunca pensei que seria tão difícil. Que seja difícil, mas que tenhamos a capacidade de encarar os momentos maus de frente".
Vitória SC e Arouca medem forças este sábado, às 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques. Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto, vai ser o árbitro da partida.