Pepa: "Quem vai com medo de perder, perde. Queremos ganhar o jogo"
Ciente dos "riscos naturais" que a sua equipa pode correr em Alvalade, o timoneiro vitoriano quer que a equipa se "divirta em campo" e enaltece a vontade de vencer o jogo frente ao campeão nacional.

O timoneiro vitoriano fez, esta manhã, a antevisão do encontro frente ao Sporting referente à 10ª jornada do campeonato, que se realiza este sábado, dia 30 de outubro, no Estádio José de Alvalade.
Depois do último jogo frente ao SL Benfica, que terminou com um empate (3-3) em jogo da Taça da Liga, Pepa acredita que o "desgaste físico" é sinal de "competitividade" e afirma que a sua equipa tem opções disponíveis para disputar o jogo. "A expetativa é grande. O desgaste é algo que costumamos ver nos outros, que disputam as competições europeias, algo em que nós também queremos estar. É sinal de competitividade ter mais jogos. Temos opções, temos de acreditar, como sempre disse, na extensão que o plantel tem. Do outro lado vamos ter pela frente o campeão nacional, por aí está tudo dito".
Pepa garante uma equipa a jogar olhos nos olhos do Sporting CP à semelhança daquilo que fez contra os encarnados. "Sobre o jogo com o Benfica, a segunda parte foi mais visível do nosso jogo. Na primeira aconteceram os erros porque fomos para cima desde o primeiro minuto. Pusemo-nos a jeito numa determinada altura do campo. A nossa equipa é ousada, quer disputar o jogo seja contra quem for. Não nos encolhemos perante ninguém. Há momentos em que conseguimos empurrar o nosso adversário, outras vezes em que somos mais empurrados. Temos de ser equilibrados e não perder a estabilidade".
A atravessar um bom momento de forma, os conquistadores chegam a Alvalade depois de uma sequência de três triunfos e um empate. O técnico vitoriano está confiante num "grande espetáculo", ciente dos "riscos naturais" que a sua equipa pode correr, Pepa realça a ambição de "vencer o encontro" no terreno do atual campeão nacional. "O Sporting está bem muito bem, é uma equipa intensa, mas nós não vamos a Alvalade só para ver o que o jogo vai dar. Queremos divertir-nos em campo. Quem vai com medo de perder, perde. Queremos ganhar o jogo e para isso há riscos, que temos de correr, riscos que são naturais. Mais golo, menos golo, acreditamos que vai ser um grande espetáculo porque as duas equipas vão querer ganhar o jogo", disse em conferência de imprensa.
Na formação leonina, Pepa enalteceu o facto da equipa de Rúben Amorim estar há quase dois anos sem perder em casa e atribuiu o mérito ao jovem treinador. "O que eu vejo nesta equipa do Sporting, a partir do momento em que o Rúben entrou é que é uma equipa muito agressiva, unida, intensa. Nota-se pela forma como disputam a bola, como festejam os golos. Não foram campeões à toa, foram com muito mérito, com uma alma imensa, como há muito não se via naquela equipa. Conseguiram transformar a qualidade individual num coletivo fortíssimo", disse.
Ainda assim, Pepa acredita que fruto do "grande volume ofensivo" que a sua equipa normalmente apresenta poderá criar muitas dificuldades ao leões. "O Vitória é uma equipa que faz golo a qualquer momento, mas temos de ser muito mais competentes no processo defensivo. Não é só melhorar, é sermos competentes. Vai ser um jogo grande, porque são duas equipas que querem ganhar. Se formos iguais a nós próprios vamos criar dificuldades ao Sporting", referiu.
Com Rafa Soares ainda fora do leque de opções, Pepa revela que tem gostado da prestação jovem Hélder Sá e diz que o clube tem dentro de portas muita matéria prima que também irá surpreender. "Tenho gostado e para mim não é surpresa. Há outros prontos para surpreender muita gente, mas não a nós, clube e equipa técnica. A equipa B está a jogar muito bem. Há médios na equipa B que têm jogado muito bem. Temos centrais, como o Amaro, que sabemos o que deve melhorar para ter mais oportunidades. É importante não queimar etapas, mas quando vão lá para dentro sentimos confiança total no seu valor, tenham 18 anos ou muitos minutos. Os miúdos têm cultura de Vitória, estão muito bem educados em termos de cultura desportiva. Para quem pega nestes miúdos a tarefa é mais simples, estão todos muito bem preparados", vincou.
Vitória SC e Sporting CP medem forças, este sábado, às 21h15, no Estádio José de Alvalade. Recorde-se ainda que, o último triunfo vitoriano em Alvalade remonta ao ano de 2010, na altura a formação treinada por Manuel Machado venceu por 2-3.