skipToMain

Pedro Meireles sétimo no primeiro rali do campeonato. Manuel Castro nono

Nenhum dos pilotos vimaranenses se aproximou dos lugares do pódio no rali Terras d’Aboboreira, vencido pelo algarvio Ricardo Teodósio. A próxima prova do campeonato é o Rali de Portugal.

02 maio 2021 > 09:45

A edição de 2021 do campeonato nacional de ralis não arrancou à velocidade que os pilotos vimaranenses projetavam. Campeão nacional em 2014, Pedro Meireles aventurou-se para mais uma época com o intuito de ser competitivo e lutar pela vitória em cada uma das corridas, mas, no rali Terras d’Aboboreira, decorrido na sexta-feira e no sábado, foi sétimo classificado entre as 57 duplas inscritas para a classificação nacional. Já Manuel Castro obteve o nono lugar entre os portugueses.

Acompanhado por Mário Castro a bordo de um Volkswagen Polo GTI R5, o piloto vimaranense terminou a corrida com um tempo de 01h08m10,4s, a 01m24,4s do melhor português em competição, o algarvio Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5 Evo). À frente de Pedro Meireles, ficaram também, por ordem classificativa, o campeão nacional Armindo Araújo (Skoda Fabia R5 Evo), Miguel Correia (Skoda Fabia R5 Evo), Bruno Magalhães (Hyundai I20 R5), Bernardo Sousa (Skoda Fabia) e José Pedro Fontes (Citroen C3 R5).

Convicto de que era importante começar a temporada com o “pé direito”, Meireles esteve sempre distante do topo, não tendo conseguido melhor do que um quinto lugar entre os portugueses nas seis especiais decorridas; fê-lo precisamente na sétima e última classificativa, a power stage da Aboboreira, com um tempo de 10m43,3s numa extensão de 16,94 quilómetros.

Já Manuel Castro estabeleceu o “top cinco” da geral como a fasquia mais alta possível neste campeonato, mas, na corrida disputada em território dos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, ficou-se pela nona posição.

Num Skoda Fabia R5 navegado por Ricardo Cunha, o piloto de Caldas das Taipas finalizou a prova com um tempo de 01h09m32,7s, a 01m22,3s de Pedro Meireles e a 01m15,8s de Luís Miguel Rego (Skoda Fabia R5 Evo), oitavo classificado. A melhor classificação parcial de Manuel Castro foi o nono lugar, também na power stage da Aboboreira, que fechou um rali com 100,87 quilómetros cronometrados.

O rali Terras d’Aboboreira contou com pilotos internacionais e o vencedor absoluto foi o noruguês Ole Christian Veiby (Hyundai NG I20 R5), com um tempo de 01h06m34,1s. O pódio ficou completo com o espanhol Pepe Lopez (Skoda Fabia Rally2), segundo, e com o inglês Chris Ingram (Skoda Fabia Evo), terceiro. O melhor português, Ricardo Teodósio, foi quarto na classificação absoluta, com Pedro Meireles a aparecer na 12.ª posição e Manuel Castro na 14.ª-

Cumprida a primeira das oito etapas calendarizadas para este campeonato, o próximo rali está agendado para 20 a 23 de maio. É precisamente o Rali de Portugal, prova que conta para o campeonato do mundo, com especiais no norte e no centro do país.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast