Pedro Meireles sétimo no primeiro rali do campeonato. Manuel Castro nono
Nenhum dos pilotos vimaranenses se aproximou dos lugares do pódio no rali Terras d’Aboboreira, vencido pelo algarvio Ricardo Teodósio. A próxima prova do campeonato é o Rali de Portugal.

A edição de 2021 do campeonato nacional de ralis não arrancou à velocidade que os pilotos vimaranenses projetavam. Campeão nacional em 2014, Pedro Meireles aventurou-se para mais uma época com o intuito de ser competitivo e lutar pela vitória em cada uma das corridas, mas, no rali Terras d’Aboboreira, decorrido na sexta-feira e no sábado, foi sétimo classificado entre as 57 duplas inscritas para a classificação nacional. Já Manuel Castro obteve o nono lugar entre os portugueses.
Acompanhado por Mário Castro a bordo de um Volkswagen Polo GTI R5, o piloto vimaranense terminou a corrida com um tempo de 01h08m10,4s, a 01m24,4s do melhor português em competição, o algarvio Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5 Evo). À frente de Pedro Meireles, ficaram também, por ordem classificativa, o campeão nacional Armindo Araújo (Skoda Fabia R5 Evo), Miguel Correia (Skoda Fabia R5 Evo), Bruno Magalhães (Hyundai I20 R5), Bernardo Sousa (Skoda Fabia) e José Pedro Fontes (Citroen C3 R5).
Convicto de que era importante começar a temporada com o “pé direito”, Meireles esteve sempre distante do topo, não tendo conseguido melhor do que um quinto lugar entre os portugueses nas seis especiais decorridas; fê-lo precisamente na sétima e última classificativa, a power stage da Aboboreira, com um tempo de 10m43,3s numa extensão de 16,94 quilómetros.
Já Manuel Castro estabeleceu o “top cinco” da geral como a fasquia mais alta possível neste campeonato, mas, na corrida disputada em território dos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, ficou-se pela nona posição.
Num Skoda Fabia R5 navegado por Ricardo Cunha, o piloto de Caldas das Taipas finalizou a prova com um tempo de 01h09m32,7s, a 01m22,3s de Pedro Meireles e a 01m15,8s de Luís Miguel Rego (Skoda Fabia R5 Evo), oitavo classificado. A melhor classificação parcial de Manuel Castro foi o nono lugar, também na power stage da Aboboreira, que fechou um rali com 100,87 quilómetros cronometrados.
O rali Terras d’Aboboreira contou com pilotos internacionais e o vencedor absoluto foi o noruguês Ole Christian Veiby (Hyundai NG I20 R5), com um tempo de 01h06m34,1s. O pódio ficou completo com o espanhol Pepe Lopez (Skoda Fabia Rally2), segundo, e com o inglês Chris Ingram (Skoda Fabia Evo), terceiro. O melhor português, Ricardo Teodósio, foi quarto na classificação absoluta, com Pedro Meireles a aparecer na 12.ª posição e Manuel Castro na 14.ª-
Cumprida a primeira das oito etapas calendarizadas para este campeonato, o próximo rali está agendado para 20 a 23 de maio. É precisamente o Rali de Portugal, prova que conta para o campeonato do mundo, com especiais no norte e no centro do país.