Ouro sobre azul para João Costa, campeão dos 50m costas com recorde pessoal
Com a marca de 25,51 segundos, nadador do Vitória venceu uma das categorias mais rápidas nos campeonatos nacionais de Piscina Longa e reentra em ação nesta sexta-feira.

João Nogueira Costa já se mostrara em boa forma no início de março, no Open de Marselha, ao fixar um novo recorde pessoal dos 50 metros costas em masculinos (25,70 segundos) e, chegados os campeonatos nacionais, voltou a superar-se a si mesmo… e todos os outros concorrentes.
O nadador do Vitória SC sagrou-se campeão nacional da categoria nesta quinta-feira, ao vencer a final em 25,51 segundos, marca que dista 23 centésimos do recorde nacional em vigor (25,28), estabelecido no ano passado por Alexis Santos, precisamente o segundo classificado na competição de Piscina Longa que decorre em Coimbra, com um registo de 25,66 segundos. O terceiro e último lugar do pódio coube a Gabriel Lopes (Louzan Natação/EFAPEL), ao nadar a distância em 25,80 segundos.
Detentor do recorde nacional júnior (26,22 segundos), João Nogueira Costa já batera a sua melhor marca nas eliminatórias, quando fez 25,60 segundos, a melhor marca entre os 31 atletas em competição. O outro vitoriano inscrito, Rodrigo Cunha, foi desclassificado na eliminatória: o critério para a decisão foi o facto de não ter rompido “a superfície da água com a cabeça antes dos 15 metros após a partida”.
Ambos os nadadores reentram em ação nesta sexta-feira, na categoria de 100m costas em masculinos. As eliminatórias arrancam às 10h25, com João Nogueira Costa e Rodrigo Cunha a participarem na segunda de três séries. A final está marcada para depois das 18h05.
Tomás Lopes foi oitavo
Na abertura dos campeonatos nacionais de absolutos, juniores e juvenis, o Vitória SC contou com outro finalista: Tomás Lopes foi oitavo classificado nos 100 metros livres, em masculinos, com um tempo de 51,66 segundos, quase mais três segundos do que o vencedor Diogo Ribeiro, autor do recorde nacional por duas vezes no mesmo dia – 48,96 segundos na eliminatória e 48,72 segundos na final.
O vitoriano apurara-se para a prova decisiva com o sétimo melhor tempo entre os 27 concorrentes: 51,48 segundos. Nesta sexta-feira, Tomás Lopes disputa os 50 metros livres; o início das eliminatórias está marcado para as 10h40.
Já Filipa Fernandes falhou a final dos 200 metros mariposa, em femininos. Na segunda das duas séries da manhã, a mais forte, a vitoriana acabou no nono lugar, com uma marca de 02.27,69 minutos, a mais de 16 segundos da olímpica Ana Catarina Monteiro (Vilacondense), que viria a sagrar-se campeã. Com 10 vagas disponíveis na prova decisiva, a atleta terminou a eliminatória com o 11.º melhor tempo, a dois segundos e 21 centésimos de Daniela Ligeiro (Viana Natação).
Alexandre Amorim estreia-se
Esta sexta-feira marca a estreia do único atleta do Vitória SC que ainda não entrou em prova: Alexandre Amorim compete nas eliminatórias de 100 metros bruços a partir das 10h50, partindo com o melhor tempo entre os 26 concorrentes (01.00,29 minutos).