skipToMain

Os miúdos mostraram o caminho do Vitória para a Europa

“Não podemos continuar mais isto”, disse André André no final do jogo com o Nacional. Pois bem, coube aos jovens André Amaro e André Almeida selar o triunfo no dérbi concelhio.

30 abril 2021 > 18:49

O Vitória deu a melhor resposta à crise de resultados e, no Dérbi da Cidade de Guimarães, derrotou o Moreirense (2-0 )com um precioso contributo dos ‘miúdos’ André Amaro e André Almeida. O jogo, potencialmente decisivo na luta pela última vaga europeia, deixa os dois clubes em posições distintas: se os conquistadores solidificam o 6.º lugar – o Santa Clara ainda não jogou –, o Moreirense, que partia para o jogo a dois pontos do rival vimaranense, não conseguiu pular na tabela e está agora a cinco pontos da Europa.

O Moreirense chegava a este encontro após ter travado o FC Porto, mas não conseguiu suster o ímpeto inicial do Vitória. Os conquistadores foram derrotados na casa do ‘lanterna-vermelha’ Nacional na última ronda e entraram em campo com as palavras do capitão André André a latejar - “Não podemos continuar mais isto”, disse no final da partida. E o chip mudou. Exemplo disso? Ainda nem o relógio batia nos dois minutos e já Estupiñan, numa impulsão exímia, cabeceou para primeira defesa de Pasianto. Era um presságio para o resto do primeiro tempo.

 

Os conquistadores tanto sondaram que chegaram ao golo. Na sequência de um canto de Rochinha, André Amaro aparece no coração da área para um cabeceamento que não deu qualquer hipótese ao guardião cónego (26’). Foi o primeiro golo do jovem de 18 anos ao serviço do Vitória. Nem cinco minutos depois, já outro miúdo ex-equipa B ampliava a vantagem: André Almeida protagonizou mesmo o momento do jogo com um remate em força a entrar baliza adentro rumo ao ângulo (30’).

A perder por duas bolas a zero, o Moreirense tentou reagir e foi por intermédio de Rafael Martins – que também já jogou de rei ao peito – que criou perigo. Já na segunda metade da partida, o brasileiro aparece desmarcado e só com Varela para bater, mas o guardião do Vitória foi expedito a reagir e faz a mancha a tempo (47’).

Sem grandes sobressaltos, a etapa complementar confirmou o triunfo caseiro. A estatística estava do lado dos conquistadores. Antes do apito inicial, os números não deixavam margem para dúvida: para a Liga NOS, o Moreirense nunca ganhou no Estádio D. Afonso Henriques. Findo o jogo, são já 11 jogos sem triunfo cónego no estádio vizinho (três empates e oito derrotas).

Na próxima ronda, as equipas vimaranenses defrontam dois ‘aflitos’. O Vitória tem encontro marcado com o Farense no dia 06 de maio, em Faro; o Moreirense recebe o Nacional no mesmo dia.

O Vitória ultrapassou a fasquia dos 40 pontos, tem agora 41 e está a sete do 5.º lugar ocupado pelo Paços de Ferreira. Os 38 pontos amealhados pelo Moreirense permitem à equipa de Vasco Seabra manter-se tranquila. na tabela.

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast