skipToMain

O Unidos Aldão Cano vai “querer sempre ganhar”, mas formação é prioridade

Afinado com três reforços e dois ex-juniores, o clube da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Braga anseia “ganhar jogo a jogo” num campeonato sem interrupções e dar palco a jovens atletas.

10 setembro 2021 > 08:15

O Unidos do Cano e o Aldão fundiram-se numa só equipa em 2018 e, à partida para a quarta época na Associação de Futebol de Braga (AF Braga), têm objetivos bem delineados: realizar um “campeonato com início, meio e fim”, depois das interrupções de 2020/21, forçadas pela pandemia, dar “oportunidades a jovens jogadores que não as têm, por este ou aquele motivo, nos seus clubes de formação” e ganhar todos os jogos, esclarece o diretor desportivo, Marcos Fernandes.

“A nível desportivo, vamos sempre querer ganhar, mas não vamos entrar nas loucuras de dizer que queremos subir. Vamos querer ganhar jogo a jogo. É aquela máxima que se usa bastante”, diz na apresentação do clube à imprensa, antecipando a série D da 1.ª Divisão, que arranca a 03 de outubro – o Unidos Aldão Cano joga no reduto do Ases de Santa Eufémia.

Quinta classificada da série C na temporada passada, a equipa vimaranense tem, para já, um plantel de 22 elementos - 17 que transitam de 2020/21, por três reforços e dois atletas recrutados aos juniores – e o mesmo treinador com que ingressou no futebol distrital, Joaquim Vieira.

O discurso do técnico ligado ao Aldão há 12 anos está alinhado com o do diretor desportivo: “lançar jovens que não têm oportunidade noutros patamares” e “ganhar jogo a jogo”, lutando “sempre pelos três pontos”. “Em todos os jogos, entramos sempre para ganhar. Somos uma equipa competitiva sem dúvida, mas o objetivo é mesmo esse: ganhar o próximo jogo para a Taça [AF Braga], ganhar o primeiro jogo no campeonato e assim sucessivamente”, diz.

Ansioso pelo “regresso à normalidade”, Joaquim Vieira elogiou ainda o ingresso de três equipas oriundas do futebol popular na série D – Abação e Gémeos, de Guimarães, bem como o Montezinhos, de Vizela -, por entender que rumam a “um campeonato mais competitivo”.

O avançado ex-Pedralva Diogo Talina, reforço da equipa a par de Zé Miguel (ex-Selho) e de Pedro (regresso ao ativo), disse ter optado pelo Unidos Aldão Cano para “ajudar a formar” os mais jovens. “As nossas vitórias passam por ajudar a formar, ver os miúdos a crescer e darem saltos para outros patamares”, realçou o dianteiro de 35 anos.

 

"Que tenhamos um campeonato com início, meio e fim"

Marcos Fernandes, diretor desportivo do Unidos Aldão Cano

“Que tenhamos um campeonato com início, meio e fim. Se por acaso tivermos a infelicidade de haver alguma interrupção pelo meio, espero que a Associação de Futebol de Braga não faça o mesmo que fez na época passada, que foi não permitir descidas e deixar campeonatos a meio".

 

"Jogo a jogo e lutar sempre pelos três pontos"

Joaquim Vieira, treinador do Unidos Aldão Cano

“Os objetivos são os mesmos de sempre: jogo a jogo e lutar sempre pelos três pontos. Mas, acima de tudo, o projeto é lançar jovens para que eles sejam aposta  noutros patamares".

 

 

"Só espero que a época decorra sem lesões"

Filipe, defesa central do Unidos Aldão Cano

“Só espero que a época decorra sem lesões, porque fomos afetados por lesões, principalmente num ano de pandemia. Apercebi-me que não é fácil parar e andar. É o mais importante para termos jogadores completos até ao final da época”.

 

"As nossas vitórias passam por ajudar a formar"

Diogo Talina, avançado (ex-Pedralva)

“Os objetivos são muito claros: ajudar a formar. As nossas vitórias passam por ajudar a formar, ver os miúdos a crescer e a dar saltos para outros patamares. O regresso é mesmo importante, principalmente para os miúdos”.


PLANTEL UNIDOS ALDÃO CANO 2021/2022

Guarda-redes: Cavaco e Xico;

Defesas: Espanhol, Vitinha, Paulo, Fábio (ex-júnior), Carlos, Zé Miguel (ex-Selho), Valdi, Filipe, Xico (ex-júnior) e Hugo;

Médios: Novais, Rúben, Gonçalo, Rafa e Miguel Alves;

Avançados: Pedro (regresso ao ativo), Abraão, Canija, Ricardo e Diogo Talina (ex-Pedralva).

 

EQUIPA TÉCNICA

Treinador: Joaquim Vieira

Adjuntos: João Fernandes, Diogo Carneiro e Ricardo Oliveira

Tópicos

Subscreva a newsletter Tempo de Jogo

Fique a par de todas as novidades

Opinião Desportiva

Multimédia

Podcast