O melhor marcador da Liga Betclic é do Vitória. Chama-se Anthony Roberts
O norte-americano é o principal sustento do melhor ataque do campeonato, com média de 25,8 pontos. A equipa de Guimarães apresenta, por outro lado, a pior defesa do campeonato maior de basquetebol.

Dois triunfos em seis jornadas é o saldo pouco auspicioso de um Vitória até agora capaz do melhor e do pior na elite do basquetebol nacional, guiado pela produtividade do norte-americano Anthony Roberts.
A permeabilidade junto à sua tabela vale aos homens de Miguel Miranda o estatuto de pior defesa da Liga Betclic – 575 pontos consentidos, o que perfaz uma média de 95,8 por jogo.
Na outra extremidade da quadra, vê-se também cesto atrás de cesto, mas num cenário bem mais positivo para as cores preta e branca; a formação de Guimarães tem o melhor ataque do campeonato (521 pontos marcados) e a terceira melhor média ofensiva – 86,83, atrás do Sporting (99,75) e do Benfica (95,83).
O principal artífice dessa performance atacante é Anthony Roberts, jogador de 22 anos que cumpre a primeira temporada como profissional, após ter jogado no circuito universitário norte-americano pelos Stony Brook Seawolves.
Oriundo de Detroit, o base marcou até agora 155 pontos – praticamente 30% do pecúlio vitoriano – e ostenta uma média de 25,8 por jogo, bem acima do jogador que se lhe segue, Jacob Armstrong, da Ovarense (19,5).
Eficaz em 50% das tentativas de lançamento de campo, o jogador atinge os 59% quando lança no interior da área. Quanto aos lances livres, essa percentagem ascende aos 91%. No ranking dos jogadores mais valiosos (MVP) da Liga, Roberts ocupa o quarto lugar, com um resultado de 22,2, somente abaixo de Makram Romdhane, do Benfica (25,5), Jacoby Armstrong (Ovarense), com 25,4, e Ryan Ogden (Esgueira), com 22,6.
Jamison e Simmons são os melhores ressaltadores
Nos rankings estatísticos individuais do campeonato, há um outro liderado pelo Vitória. O mais recente reforço, Saiquan Jamison, está à frente nos ressaltos ofensivos, com uma média de 4,7 por jogo. O norte-americano realizou até agora três jogos.
No extremo defensivo, apesar da performance vitoriana aquém do desejado, Zachary Simmons lidera a tabela de ressaltos com uma média de 6,8 por jogo. Com seis partidas até agora realizadas, o norte-americano, outro dos reforços para 2022/23, está à frente de Romdhane, com 6,0, e de Ogden, 5,8.
Nos lances livres, Pedro Pinto, de regresso a Guimarães, é o quarto jogador mais eficaz – concretizou 96% das tentativas.