O elevador chegou à Pró-Nacional, patamar que o Santiago quer “cimentar”
Em estreia no principal campeonato distrital após duas subidas consecutivas, o emblema azul e laranja acrescentou 11 reforços a um grupo que já via como “capaz” de se fixar no novo campeonato.

O Santiago Mascotelos apresenta um trajeto em ascensão como nenhum dos outros clubes da série B da Pró-Nacional: trepou, em 2020/21, da 1.ª Divisão para a Divisão de Honra e repetiu o feito na temporada transata, pese a espera de dois meses para o ver confirmado.
Melhor segundo classificado da Divisão de Honra, o clube vimaranense viu a “felicidade de estar onde queria estar” sorrir-lhe a 19 de julho, quando uma desistência no Campeonato de Portugal abriu uma vaga para o Brito, que, por sua vez, cedeu um lugar na Pró-Nacional.
“Na época 2021/22, propusemo-nos a subir de divisão. Infelizmente, não o conseguimos dentro do campo, mas conseguimos com a desistência de equipas do CP, que nos permitiram estar nesta divisão, onde queríamos estar desde o ano passado”, realçou João Faria na apresentação do plantel para 2022/23, descrevendo o clube que dirige como um lugar onde as pessoas têm de “querer jogar” e de “sentir felizes a jogar”.
Entre os 25 jogadores assegurados para interpretar essa forma de estar na inédita aventura na Pró-Nacional, há 14 que transitam de 2021/22 e 11 reforços, provenientes, na maioria, de clubes do primeiro escalão da Associação de Futebol de Braga.
O objetivo desse “misto” entre jogadores que renovaram, a seu ver “preparados para jogar na Pró-Nacional”, e outros que vêm acrescentar “qualidade” é o de uma “uma manutenção sólida, com tranquilidade” para o clube se “cimentar” na divisão.
O homem ao leme da equipa técnica é de novo Luís Mendes. Convencido de que tem um plantel pronto “para ir à luta”, com “a base do ano passado” e jogadores contratados “cirurgicamente” para as “posições mais debilitadas”, o timoneiro vinca que “estão reunidas as condições para o clube se cimentar na divisão e, no futuro, partir para outros patamares”. “Em princípio, o plantel dá garantias para uma boa época”, sustenta.
Às portas da nona temporada seguida pelo Santiago Mascotelos, Hugo é um médio de 28 anos que vê a Pró-Nacional como reflexo do crescimento do clube. “O clube está a crescer. Isso nota-se perfeitamente não só na equipa sénior, como na estrutura de formação. Penso que o clube está preparado para a Pró-Nacional e vamos dar uma boa resposta”, disse.
Rafa, por seu turno, espelha a novidade no seio do grupo de trabalho. O lateral-esquerdo de 20 anos, ex-Pevidém B, agradeceu o interesse do Santiago pela segunda época consecutiva e mostrou-se ansioso por começar a jogar. “Não gosto de pensar futuramente. Gosto mais do presente, de trabalhar semana a semana para trazer os três pontos para casa, jogo a jogo. Quero que chegue segunda para começar a treinar”, projetou.
“Reforçámos aquilo que precisávamos” – João Faria, presidente do Santiago Mascotelos
“Reforçámos aquilo que precisávamos consoante as nossas necessidades, essencialmente para dar mais qualidade ao plantel e para que os que aqui estavam sentirem que os que chegam vão fazer a diferença. Vão precisar de trabalhar muito para dar continuidade àquilo que têm feito no Santiago”
“Estamos preparados para ir à luta” – Luís Mendes, treinador do Santiago Mascotelos
“Teremos que nos adaptar. Já fizemos isso no ano passado, com sucesso. Fizemos um trajeto bom, porque, no fundo, acabámos por subir de divisão. (…) Vem aí uma etapa nova, numa divisão diferente, mas estamos preparados para ir à luta”
“Bastou compromisso e respeito para o patamar máximo” – Hugo, capitão do Santiago Mascotelos
“Só temos de respeitar mesmo a humildade que o Santiago tem: bastou compromisso e respeito para atingirmos o patamar máximo da Pró-Nacional. A estrutura do Santiago já tem em conta os atletas novos para que haja uma rápida adaptação”
“Tem muitos jogadores com experiência” – Rafa, reforço do Santiago Mascotelos
“Estou a gostar da equipa. Estou a ver que tem muitos jogadores com experiência, que me podem ajudar a evoluir e a chegar a palcos maiores”
PLANTEL DO SANTIAGO MASCOTELOS FC
Guarda-redes: Lobo (ex-Torcatense) e Miguel Magalhães (ex-Santa Eulália).
Defesas: Rui Jesus, Vasco (ex-Pevidém B), Paulo Silva, Paulão, Ruben Faria (ex-Torcatense), Fernando (ex-Berço), Rafa (ex-Pevidém B), Zé Luís (ex-Torcatense) e Eurico.
Médios: Xavi, Rui Fernandes (ex-Santa Eulália), Deco (ex-Ronfe), João Bruno (ex-Santa Eulália), Hugo Félix, Gabi e Bruno Azevedo.
Avançados: Bruno Machado, Casoto, Lapinha, Borges, Pedro, João Duarte (ex-Pevidém) e Ricardo Sousa (ex-Ponte).