Neno: Benfica e outros clubes espalhados pelo país mostram "profundo pesar"
O clube encarnado, ao serviço do qual o antigo guardião jogou sete épocas, fala em “momento de grande consternação”. Vários outros clubes nacionais lamentam morte.

O choque pela morte de Neno, aos 59 anos, estende-se para lá dos limites de Guimarães, abalando todo um país que o viu jogar nas décadas de 80 e de 90. Além de clubes e instituições vimaranenses, também clubes espalhados pelo país reagiram ao sucedido, a começar pelo Benfica, emblema pelo qual o antigo guarda-redes jogou sete temporadas, entre 1985 e 1995.
"O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do nosso antigo guarda-redes Neno, que tinha 59 anos. Os nossos pensamentos vão, nesta altura de saudade e vazio, para a sua família", lê-se em comunicado sobre um atleta que se sagrou campeão nacional pelas águias em três ocasiões (1986/87, 1990/91 e 1993/94).
O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do nosso antigo guarda-redes Neno.https://t.co/rTnAf7NEjO
— SL Benfica (@SLBenfica) June 11, 2021
Já o Vitória de Setúbal, emblema cujas redes Neno defendeu na temporada 1987/88, endereçou "as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e colegas na estrutura do Vitória Sport Clube", tendo lembrado que o antigo guardião era "uma figura carismática e emblemática do futebol nacional". "O mundo ficou mais pobre com a sua partida", realçam os sadinos.
Muito do restante universo do futebol português também já expressou pesar pela morte de Neno. Ainda de madrugada, em nota publicada no sítio oficial, o Boavista lamentou "profundamente" a perda do antigo guarda-redes, frisando ser necessário "reforçar a ideia de que partiu alguém que fazia questão de demonstrar, todos os dias, que se pode defender os interesses de um clube e, ao mesmo tempo, espalhar simpatia e uma enorme dose de fair play".
Numa nota publicada no sítio oficial, nesta manhã, o Sporting de Braga endereçou as "mais sentidas condolências à família, aos amigos e ao Vitória SC", realçando que o também ex-relações públicas vitoriano "sempre mostrou um enorme respeito pelos seus adversários e por todas as instituições desportivas, dentro e fora de campo".
Já o Vizela, também nesta manhã, através da rede social Facebook, endereçou as "mais sentidas condolências à família e amigos de Neno, neste momento particularmente difícil".
Na Segunda Liga, o Desportivo de Chaves endereçou à família de Neno, aos amigos e ao Vitória SC as sentidas condolências, tendo realçado que o antigo guarda-redes era uma "figura consensual no desporto português, em particular no futebol". "O Neno partiu de forma inesperada mas deixou o seu sorriso em cada um de nós", lê-se na rede social Facebook.
Já o Felgueiras, da Liga 3, e o AR São Martinho, do Campeonato de Portugal, endereçaram "condolências à família e amigos" pela perda de uma figura que classificam de "carismática".