Não foi à primeira: na inédita final, vitorianas caem contra o Leixões
A equipa liderada por Hélder Andrade eliminou o Sporting CP, mas não conseguiu ombrear com o Leixões na final em Viana do Castelo (3-0). Foi a primeira vez que o voleibol feminino disputou uma final.

Era o jogo decisivo. Neste sábado à noite, perante o Leixões, que derrotou o FC Porto para chegar à final da Taça de Portugal, a equipa feminina de voleibol do Vitória pereceu perante a formação de Matosinhos. A equipa liderada por Hélder Andrade eliminou o Sporting CP, mas não conseguiu ombrear com o Leixões (3-0).
Em Viana do Castelo, as vitorianas não encarreiraram e viram-se a perder por dois sets. O Leixões superiorizou-se mais notoriamente no segundo: vantagem de 25-15 para a formação de Matosinhos. No derradeiro parcial, as vimaranenses encostaram, mas mesmo assim não conseguiram desfazer o poderio do adversário.
Mesmo sem trazer o troféu, a chegada à final já foi um feito para o Vitória. Para se encontrar algo de dimensão parecida no voleibol feminino vitoriano, é preciso recuar aos dourados anos 80 da equipa de Ana Lopes, Crisálida Gonçalves, Ivone Ferreira ou Palmira Castro.