Moreirense rouba pontos na Luz
O Moreirense marcou primeiro, mas o Benfica empatou. Dois golos caricatos em poucos minutos resultaram na divisão de pontos na Luz. Sá Pinto já somou quatro desde que chegou e descomplica contas.

Depois do triunfo moralizador diante do rival Vizela FC, na estreia de Ricardo Sá Pinto no comando técnico da equipa principal, o Moreirense deu início à segunda volta do campeonato com a sempre difícil deslocação ao Estádio da Luz para disputar o SL Benfica em jogo da 18.ª jornada da Liga Portugal bwin.
Para a partida diante dos encarnados, o timoneiro dos cónegos escalou o seguinte XI: Kewin Silva; Artur Jorge, Steven Vitória e Pablo; Paulinho, Fábio Pacheco, Pedro Amador e Ibrahima; Yan Matheus, Rafael Martins e Walterson.
Desde o apito inicial do árbitro Rui Costa que a esmagadora maioria da posse de bola pertenceu, com toda a naturalidade, à formação encarnada. Ainda assim, o Moreirense foi a única equipa ameaçar a baliza – em três ocasiões - no primeiro quarto de hora do encontro no Estádio da Luz.
Na primeira oportunidade de que dispôs, ao minuto 19, o SL Benfica esteve perto de se adiantar no marcador por intermédio de Rafa, mas o remate do internacional português esbarrou na trave da baliza à guarda de Kewin Silva. O Moreirense respondeu prontamente, ainda que sem perigo, num remate de Walterson que saiu à figura de Vlachodimos. À medida que o relógio avançava, a pressão benfiquista intensificava-se, mas acabava por esbarrar na solidez defensiva do Moreirense que se manteve bastante compacto e não permitia que o ataque encarnado causasse grandes desequilíbrios no último terço do terreno. Aos 36’, nova oportunidade a favor do SL Benfica. Desta feita, foi o remate de João Mário à entrada da área que saiu a centímetros do poste direito.
Aos 41’ - e na última oportunidade do primeiro tempo – foi Otamendi, em posição privilegiada, a desperdiçar uma chance clara para inaugurar o marcador com o remate a sair ao lado. Os primeiros 45 minutos esgotaram-se e, apesar da superioridade encarnada – suportada pelos 77% de posse de bola -, o Moreirense conseguiu sair para intervalo com a sua baliza a zeros.
O regresso ao relvado foi tudo menos tranquilo para os homens de Sá Pinto. Ainda não tinham decorrido os primeiros dez minutos da segunda metade e o SL Benfica já tinha ameaçado o golo em duas ocasiões: o remate de Paulo Bernardo aos 47’ e, pouco tempo depois, o cabeceamento de Seforovic, aos 53’, colocaram em sentido a formação axadrezada. Depois de ter conseguido suster o caudal ofensivo encarnado, o Moreirense aventurou-se em terrenos mais adiantados e... foi feliz. À passagem do minuto 62, os cónegos silenciaram por completo o Estádio da Luz ao inaugurar marcador. Cruzamento para o segundo poste, num primeiro momento Gilberto corta a bola de forma ineficaz e, por fim, é Otamendi quem caprichosamente introduz a bola na própria baliza.
Contudo, a vantagem da formação minhota não durou mais de três minutos. Aos 65, o atacante Darwin restabeleceu a igualdade no marcador após aproveitar um mau corte da defesa do Moreirense. Numa das únicas vezes em que se desfez o compacto muro defensivo verde e branco, os encarnados aproveitaram para anular a vantagem adversária. Estava feito o 1-1 que se manteve até ao apito final. O golo motivou os anfitriões e impeliu-os a procurar a baliza adversária, mas o Moreirense não voltou a desentender-se nas tarefas defensivas e não deixou escapar a conquista de pontos num terreno tipicamente difícil.
O Moreirense FC voltou a pontuar no segundo jogo de Ricardo Sá Pinto ao leme dos destinos técnicos do clube. O treinador já conquistou quatro pontos para aliviar as contas axadrezadas. Os cónegos somam agora 16 pontos – os mesmos de CD Tondela, FC Vizela e Santa Clara e menos um do que FC Famalicão (todos com menos um jogo) – e subiram à 13.ª posição do campeonato, pese embora a jornada esteja ainda por concluir. Depois de dois exigentes testes fora de portas, passados com distinção, o Moreirense regressa ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas para receber o Santa Clara. O encontro da ronda 19 está marcado para as 15h30 do dia 22 de janeiro.
Foto: Liga Portugal